Por trás da beleza das peças e objetos confeccionados, está a busca pela sobrevivência. Muitos artesãos de Natal, principalmente as mulheres, contribuem ou sustentam a casa com a venda de peças de crochês, de panos de pratos, toalhas, bordados, costuras, enfim, utilidades ou enfeites que passam a ser produtos de consumo. Em Natal, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, através do Centro de Artesanato de Natal – Artesanat, trabalha dia a dia para que essas pessoas com talentos tão especiais possam fortalecer ainda mais a comercialização de seus produtos.

As ações da Semtas incentivam tanto a comercialização, como a divulgação e exposição das peças artesanais em locais como o Centro de Artesanato de Natal e em eventos, feiras e congressos. “O nosso maior objetivo é gerar emprego e renda para os vivem do setor artesanal no município. Nosso artesanato é lindo e admirado por turistas do mundo inteiro, temos que valorizar cada vez mais nossos artistas da terra”, destaca Alcedo Borges, Secretário da Semtas.

O Centro de Artesanato beneficia hoje mais de 3.000 artesãos de Natal e da Grande Natal. “Só neste ano foram mais de 300 novos artesãos que passaram a fazer parte do Artesanat”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

Ainda de acordo com o Coordenador, a participação em feiras, eventos e congressos têm gerado um grande volume de negócios para os artesãos. “Eventos como esses são importantes porque facilitam a comercialização, divulgam e expõem os produtos dos artesãos. Somente de janeiro a agosto de 2010 fomos a 15 eventos, o que rendeu um valor de R$ 141.040,00 em vendas de produtos, e beneficiou mais de 500 artesões do de Natal”, afirma Neto Leal.

O artesão que deseja fazer parte do Artesanat deve procurar a equipe do Centro que fica localizando na Rua Antônio Q. Melo, s/n, Mirassol (em frente ao Carrefour). É preciso levar duas fotos 3 x 4, Identidade, CPF, comprovante de residência e uma peça de artesanato pronta para deixar no Artesanat. O artesão irá passar por uma avaliação, que consiste em fazer uma peça presencialmente no Centro. “Se ele passar na prova, ficará cadastrado com carteirinha profissional da Prefeitura Municipal de Natal podendo participar dos eventos e dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Artesanat”, afirma Neto Leal.