O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Olegário Passos, participou nesta quinta-feira, 2 de setembro, da reunião do Comitê Gestor do Projeto Orla Natal para apresentação das ações do Plano de Gestão Integrada da Orla, e a discussão da formação das Câmaras Técnicas responsáveis pela efetivação do plano. Na ocasião, o titular da Semurb empossou os novos conselheiros do Comitê. O evento ocorreu no auditório da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde).

O Comitê é responsável por sugerir ações que visem melhorar a gestão da Orla marítima da cidade, além de articular a implantação do Plano de Ação, que tem como objetivo identificar e buscar soluções para os problemas relativos a Orla, propondo tempo e estabelecendo responsabilidades. Por exemplo, no avanço de imóveis em direção a orla, ocupação irregular das praias, lançamento de esgoto e água servida a beira-mar , entre outros.

De acordo com Olegário Passos, a consolidação do Comitê Gestor do Projeto Orla é importante para que se cumpra o papel que ele tem em beneficio da orla de Natal. “É uma satisfação estar aqui hoje assinando a posse dos novos conselheiros, em função da contribuição que o Comitê tem para Natal. A nossa cidade possui grande vocação turística, portanto, quanto mais estabilizado o grupo, maior a preservação e a manutenção da orla”, afirma.

O Comitê Gestor é composto por 24 membros representativos entre associações de bairro, organizações não governamentais, universidades, Câmara Municipal, órgãos gestores da orla marítima e da administração no âmbito municipal, estadual e federal e objetiva aproximar cada vez mais a sociedade e o Governo.

Para a vereadora Júlia Arruda, representante da Câmara Municipal o momento é de otimismo. “Estou confiante com a consolidação do Comitê Gestor e da implantação das ações para o fortalecimento da Orla do município”, revela. Já o representante da Associação dos Quiosques de Ponta Negra, Aldemir Costa, acredita que o Comitê surge num momento imprescindível para a cidade, “estamos prestes a receber uma Copa do Mundo precisamos de ações que melhorem a qualidade da Orla”, diz.

Segundo a representante da Semurb no projeto Orla Natal, a engenheira Alvânia Fátima Oliveira, o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima é gerenciado pelos Ministérios de Meio Ambiente e Planejamento, e objetiva por meio de ações integradas ordenar o uso do espaço litorâneo, além de equilibrar o crescimento econômico e turístico com a necessidade de manutenção dos ecossistemas.