A gestão municipal de Natal segue investindo forte na melhoria da infraestrutura da rede pública municipal de Educação, bem como na oferta de novas e modernas estratégias de ensino para seus alunos. Nesta quarta-feira (17), os estudantes da Escola Municipal Waldson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, receberam das mãos do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, 10 kits de robótica, contendo 24 componentes, totalizando 4.800 peças. A secretaria municipal de Educação (SME) investiu R$ 1.925.600,00 (Um milhão, novecentos e vinte e cinco mil e seiscentos reais) na aquisição dos equipamentos.

“É uma felicidade enorme para mim fazer essa entrega dos kits de robótica. Estamos investindo, fortalecendo e ampliando as ações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal. Nossos alunos estão tendo acesso ao que há de mais moderno e atual em matéria de robótica educacional. Isso representa muito em termos de aprendizagem, já que estamos falando de uma área onde várias disciplinas são abordadas”, detalhou o prefeito.

A robótica educacional é uma abordagem pedagógica que é utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem. Combina conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com atividades práticas, permitindo que os estudantes projetem, construam e programem robôs para resolver problemas e desafios diários diversos, tanto de forma mais específica como de forma mais generalizada. O material pedagógico, objeto desse projeto, deverá atender os estudantes de 10 (dez) escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) das unidades de ensino da Rede Municipal do Natal.

A titular da SME destaque que a Robótica Educacional é uma estratégia de ensino bem positiva, pois estimula e propicia os estudantes com projetos que englobam a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, áreas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias no século XXI: “Os benefícios pedagógicos são imensuráveis. A robótica tem uma dinâmica bem particular, fazendo com que as turmas se integrem mais, faz com que nossos alunos mostrem toda sua criatividade, exige uma atencão e concentração extremas, enfim, é uma abordagem pedagógica moderna, eficaz e motivante”, disse Cristina Diniz, complementando que mais unidades de ensino da rede pública municipal de Educação também irão receber os kits de robótica: “É a primeira entrega, mas nós já estamos com um processo para que mais laboratorios de robótica sejam adquiridos e entregues, atedendo toda nossa rede”, finalizou.