A Prefeitura de Natal entregou nesta sexta-feira (3) o prêmio de R$ 10 mil aos contribuintes Zinete dos Santos Lopes, João da Silveira Albano e Manoel Otávio da Silva sorteados dentro do 7ª edição do programa IPTU Premiado, correspondente ao mês de julho. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e o prêmio foi entregue pelo Secretário Adjunto do Gabinete Civil, Marcos Antonio da Silva e pelo Secretário Municipal de Tributação, André Macedo.

Para Marcos Antônio, o programa é um instrumento de motivação para que os contribuintes cumpram seu compromisso com o erário natalense, já que cabe ao executivo municipal a arrecadação do imposto predial. O secretário adjunto do Gabinete Civil elogiou os sorteados. “Os vencedores são cidadãos que tem a consciência com o dever de pagar o IPTU em dia. É bom para o cidadão e é bom para o poder público municipal”, completou.

O prêmio, instituído pela Prefeitura do Natal por meio da secretaria Municipal de Tributação (Semut) é destinado a contribuintes em dia com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e representa um incentivo para que as pessoas paguem em dia seu imposto.

João da Silveira Albano, de 73 anos, morador do bairro das Rocas, que falou em nome dos sorteados, agradeceu e parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Foi uma idéia muito honrada. Os que ainda não foram premiados sentirão a necessidade de pagar em dia”, afirmou Albano. Os outros vencedores Zinete do Santos Lopes e Manoel Otávio da Silva residem em Ponta Negra e Lagoa Nova, respectivamente.

Antes da entrega da premiação, André Macedo, explicou que vários contribuintes deixaram de receber o prêmio por estarem inadimplentes. Segundo o secretário, desde o primeiro sorteio, em janeiro deste ano, 27 contribuintes foram desclassificados por não estarem em dia com o IPTU. Alguns perdem o prêmio por estar em débito com valores considerados baixos. “A inadimplência ainda é um problema para a cidade, mas tem diminuído graças ao programa IPTU Premiado”, disse Macedo.

Campanha
Para os sorteios da campanha, os contribuintes do IPTU em Natal foram divididos em três grupos iguais. Todo mês são sorteados no último dia da loteria federal três contribuintes que estejam rigorosamente em dia com o IPTU. Cada sorteado recebe líquido o prêmio de R$ 10 mil.

Os premiados do mês de agosto já foram sorteados e a premiação deverá acontecer no final de setembro. Até agora 21 cidadãos residentes em Natal já foram premiados pelo programa com o valor de R$ 10 mil. O sorteio é feito pela da numeração da loteria federal.