O 14 de novembro marca o Dia Mundial e Nacional do Diabetes, data escolhida para reforçar campanhas de prevenção e cuidado com a doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizará diversas ações nos serviços de saúde do município com programação voltada à promoção de saúde e cuidados, instruindo o público acerca da importância da conscientização, detecção precoce e o controle da Diabetes Mellitus. 

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por apresentar níveis elevados de glicose no sangue, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. Entre os tipos mais comuns, existe o Diabetes Tipo 1 (que ocorre quando o organismo não produz insulina) e o Diabetes Tipo 2 (quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida ou não produz insulina suficiente), além da Pré-Diabetes (única etapa que pode ser revertida) e a Diabetes Gestacional, um tipo temporário que se manifesta quando há aumento de glicose no sangue da gestante.

No município, de janeiro até outubro de 2024, foram contabilizadas cerca de 24.654 pessoas cadastradas com diabetes nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), entre munícipes com DM do Tipo 1 e do Tipo 2, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

“O objetivo de instituir o Dia D é alertar a população sobre os riscos da Diabetes Mellitus e trabalhar a prevenção por meio dos serviços de saúde do município”, destaca Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sobre a iniciativa. Luana reforça que uma campanha como essa garante aos dispositivos de saúde pública maior controle da doença, já que nesses eventos as pessoas são diagnosticadas precocemente e já podem iniciar o acompanhamento.

Alguns sintomas que podem indicar a Diabetes Mellitus são sede excessiva, fadiga, perda de peso e visão turva. Quando não há cuidado nem tratamento, pode levar a complicações como cegueira temporária, dificuldade de cicatrização, formigamento nos pés e, a depender do estágio, ao óbito. “O Diabetes quando não tratado pode evoluir para complicações mais sérias, como a amputação de membros, por exemplo, que acometeu, até o momento, 72% das pessoas diagnosticadas com a doença no município, evidenciando a importância de ações de combate”, reforça a responsável técnica, enfatizando que havendo suspeita ou até mesmo o diagnóstico confirmado, o cidadão deve buscar as unidades de saúde, a partir disso o serviço orientará sobre medidas de prevenção ou controle da doença.

Durante o dia e no decorrer do mês, os serviços de saúde de Natal desenvolvem ações com a intenção de reforçar a prevenção e o cuidado com a Diabetes Mellitus. A abertura oficial das ações acontece na USF Dix-Sept Rosado, a partir das 8h, disponibilizando atualização vacinal, avaliação odontológica, avaliação antropométrica, screening dos pés (ou exame do “pé diabético”) e atividade coletiva com nutricionista para pacientes diabéticos acompanhados pela unidade.