A Ouvidoria do SUS Natal é um canal de escuta que existe para facilitar a comunicação entre os cidadãos e cidadãs, serviços de saúde e a gestão para que haja melhorias na assistência prestada pelos setores de saúde do Município. O órgão é responsável por ouvir e acolher demandas dos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade em geral, incentivando-os a exercerem sua cidadania para um maior desempenho das instituições públicas de saúde.
A ouvidoria é uma ferramenta de gestão que faz o intermédio do acesso aos serviços do SUS e também tem o papel de fornecer informações da rede à população. Recebe manifestações como: solicitação de serviços, denúncias, irregularidades, pedido de informação, sugestão, reclamação e elogios. Por meio dessas manifestações da população, o canal orienta, informa e repassa as demandas para os setores e departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, para ciência e resolução da demanda.
“A avaliação dos serviços de saúde do município é o meio em que a população pode estimular melhoria nas ações do SUS, assim como usufruir de seus direitos constitucionais. A participação popular simboliza o exercício da cidadania e a gestão do SUS deve considerar o olhar dos usuários sobre os serviços públicos, conforme orienta o Ministério da Saúde.”, comenta Francisca Rêgo, ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS) Natal, ressaltando que a SMS e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) recebem relatórios de gestão que sinalizam as necessidades de mudança e adequação dos serviços e assistência ofertados.
O cidadão que quiser contatar a Ouvidoria SUS pode comparecer à sede do serviço, localizada na Rua Fonseca e Silva, 1129, Alecrim. Pode entrar em contato também pelos números 3232-8006 (telefone) e 3232-8487 (telefone e WhatsApp), ou pelo Disque Saúde (136). Há também o e-mail: ouvidoriasusnatal@gmail.com disponível para comunicação.