Professores, funcionários, pais ou responsáveis e estudantes a partir dos 12 anos de idade, participam nesta quinta-feira (27), da eleição para os Conselhos Escolares (2025-2027) nas 147 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. O pleito acontece no horário de funcionamento de cada unidade de ensino durante os três turnos. Todo o processo é coordenado pelo Departamento de Gestão Escolar.

 

Sobre a votação no período da manhã, na Escola Municipal Profa. Maria Madalena Xavier de Andrade, situada no bairro Potengi, a professora Semídia Lopes, presidente da Comissão Eleitoral na unidade, responsável pela organização do processo, avalia que a votação ocorreu de forma tranquila, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. “A participação de todos é fundamental para o sucesso deste pleito. Nosso Conselho Escolar é representado por quatro segmentos, pais, alunos, professores e funcionários, esses quatro segmentos se reúnem para discutir e debater problemas e soluções sobre as mais diversas situações”, afirmou.

 

De acordo com Eliene do Nascimento, mãe de uma estudante e candidata, é importante disponilizar o nome para contribuir com a gestão democrática na escola. “O Conselho Escolar é fundamental para a tomada de decisões que afetam a comunidade escolar, e eu quero garantir uma boa escuta, ouvindo sempre com respeito a opinião de cada um e dando também a minha opinião”, pontuou.

 

O processo garante o livre exercício do direito de votar e escolher os representantes. “Eu escolhi minha candidata com base no discurso e na proposta apresentada", disse Lara Lima, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, que participou da votação. "Eu a conheço e acho que ela será uma boa representante para nós, estudantes", finalizou a adolescente.

 

No CMEI Prof. Belchior Jorge de Sá, localizado em Nossa Senhora da Apresentação, Michelle Costa, mãe de uma criança, destacou a importância da participação dos pais no Conselho Escolar. "Os pais precisam ter voz e ser ouvidos para que possamos trabalhar juntos para melhorar a educação de nossos filhos. Eu votei e fui muito bem recepcionada pelos mesários aqui", disse Costa.

 

A gestora pedagógica do CMEI Prof. Belchior J. de Sá, Tânia Bico dos Santos G. Azevedo, explicou como foi a mobilização da comunidade escolar. Explicamos sobre a importância do processo de votação, bem como da responsabilidade que é participar de um Conselho. É um processo democrático, eles compreenderam, aceitaram e estão comparecendo”, finalizou.