Com a citação do educador Paulo Freire - "A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e refazem. Porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber" - foi iniciado, na tarde da quinta-feira (03), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o Encontro Estadual do Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2025. O evento, que teve como tema "A EJA e a Educação Popular no Rio Grande do Norte: Desafios e Possibilidades", reuniu diversos atores sociais para debater a valorização da modalidade e a implementação do Pacto pela Superação do Analfabetismo. A Prefeitura do Natal foi representada pelo secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto.
O fórum contou com a presença de representantes estudantis, sindicatos, instituições de ensino superior, gestores públicos e movimentos sociais. No debate e propostas para a Educação de Jovens e Adultos, a abertura do Fórum contou com uma mesa-redonda que teve a participação do secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes, e da professora Liz Araújo, da Subcoordenadoria de EJA da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), para discutirem a atual realidade da EJA nas redes municipal e estadual de ensino.
O secretário Aldo Fernandes reforçou a importância da educação como ferramenta de inclusão e combate à evasão escolar. "A EJA está para reduzir distorções educacionais e garantir acesso à educação em diferentes espaços, como centros comunitários e associações. Precisamos erradicar a evasão e a repetência, e 2025 deve ser o ano da educação, assim como os anos seguintes, para compensarmos o impacto negativo da pandemia", destacou.
A professora Liz Araújo destacou o compromisso da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte com a ampliação da EJA e a política de superação do analfabetismo. "A educação de jovens e adultos é um direito, e nós temos o dever de garantir sua oferta em diferentes modalidades e formatos”, afirmou.
Entre as parcerias e avanços na EJA da Secretaria Municipal de Educação, o chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Luan Presley Mendonça Santiago, destacou iniciativas para fortalecer a EJA na rede municipal, incluindo a adesão ao Pacto pela Superação do Analfabetismo, ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e à aquisição de livros didáticos para os estudantes, algo inédito nos últimos 10 anos.
Atualmente, a SME-Natal atende 3.298 estudantes da EJA em 22 escolas municipais. O ensino diurno da modalidade está presente nas Escolas Municipais Vereador José Sotero e Professora Iapissara Aguiar, nos níveis III e IV. "Estamos também realizando parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte para integrar a educação profissional e tecnológica à rede municipal, especialmente nas turmas noturnas da EJA", acrescentou Santiago.