A Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, participou na noite desta sexta-feira, 24 de setembro, da solenidade de lançamento da Rede Ambiental de Apoio Zona Norte, na sede da ONG Fé e Alegria, no loteamento Boa Esperança. O momento serviu para apresentação da proposta para construção do Parque Ecológico da Zona Norte, na Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9), no entorno da Lagoa Azul, às margens da BR-101.

Na oportunidade foi apresentado pela equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) o estudo preliminar do projeto Parque Zona Norte, que vai ser concretizado após a regulamentação da ZPA-9. A diretora do Departamento de Planejamento e Projetos da Semurb, Ana Karla Galvão, explicou como o parque está sendo concebido.

“O projeto foi elaborado de acordo com os interesses da comunidade e vai contar com prédio multiuso com área reservada para restaurante, mini-auditório e espaço de artesanato. Além disso, vai ser equipado com quadras poliesportivas, memorial da mulher, academia da terceira idade, mirante, espaço para meditação, guaritas de segurança e estacionamento”, diz.

Micarla de Sousa ressaltou a importância de todos terem a consciência do papel que o Meio Ambiente desempenha em nossas vidas. A prefeita falou ainda sobre a iniciativa de sua gestão em regulamentar todas as ZPA’s da cidade em apenas um ano e oito meses, algo que não foi possível de ser concretizado em 26 anos. “Os estudos para as regulamentações das ZPA’s estão sendo finalizados e cuidadosamente revisados, para que então eles possam ser enviados à Câmara Municipal e aprovados”, revela.

A chefe do Executivo Municipal esteve acompanhada pelo secretário da Semurb, Olegário Passos; de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), Rivaldo Fernandes e do secretário-chefe da Casa Civil, Kalazans Bezerra.

De acordo com Olegário Passos, o momento atual é de finalização das minutas de lei para a regulamentação não só da ZPA-9, mas também de outras zonas. “As ZPA’s são os pulmões da cidade e precisam ser preservadas. A regulamentação significa definir regras, ou seja, estabelecer o que pode ou não ser feito e será fundamental a participação de todos nesse processo. Para tanto, a Semurb estará realizando diversas reuniões com a sociedade para discussão dessa proposta de lei. A minuta da ZPA-9 deve ser concluída até o fim de outubro”, informou.

Passos também falou a respeito de um pacote de ações que serão implantadas no bairro Lagoa Azul, como o programa Endereço da Gente, que prevê a fixação de placas de identificação em todas as ruas, largos, travessas e avenidas, que não possuam sinalização adequada. E o Memória Minha Comunidade, que visa preservar a memória e história da localidade, a partir do relato de seus moradores para posterior elaboração de um livro.

O evento contou com a participação de várias lideranças comunitárias da Zona Norte, além do presidente da ONG Fé e Alegria, Pe. Carlos Fritz e da coordenadora institucional da Fundação, Raimunda Cadó que disse estar muito feliz com este momento que marca o compromisso em defender o meio Ambiente, principalmente a ZPA-9.

“Hoje nós estamos lançando um desafio de construir essa rede de apoio ambiental da zona norte, e as lideranças comunitárias precisam se comprometer a lutar por esta causa. Como também com a preocupação em proporcionar lazer e qualidade de vida para a comunidade”, afirma.

A rede tem por objetivo articular e organizar junto as lideranças comunitárias da região na regulamentação da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9), além da criação do Parque Zona Norte.

Após a solenidade os presentes puderam prestigiar a exposição “Natal Cidade Memória”, montada pela Semurb no salão de eventos da Ong Fé e Alegria. Ao todo são 320 fotos que contam a história da cidade pela comparação do ontem e hoje. A mostra ficará exposta na Ong até o dia 30 de outubro.