A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), empossou, na manhã desta segunda-feira (12), os 15 novos membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Natal (Conhabins) para o biênio 2025-2026.

De acordo com a secretária Íris Machado, a retomada das atividades do Conhabins e a posse dos conselheiros são essenciais para o desenvolvimento de politicas públicas voltadas a moradia . “Esse é um passo fundamental para garantir o direito à moradia digna, acelerar a regularização de títulos e promover melhorias reais para quem mais precisa. A participação da sociedade civil nesse processo fortalece ainda mais nossas ações", destacou a titular da pasta.

O conselheiro e representante dos moradores da Zona Leste, Milton França, disse estar feliz em fazer parte da equipe e representar os moradores da região. “Tenho certeza de que o concelho fará muito pelo desenvolvimento do nosso município. Juntos faremos a diferença!”, pontuou Milton.

Criado em 2007, o Conhabins tem caráter deliberativo, fiscalizador e consultivo. O Conselho tem como objetivos básicos a elaboração, acompanhamento, controle e avaliação da política Municipal de Habitação de Interesse Social e de Regularização Fundiária de Natal.

O Conhabins é composto pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe); Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Secretária Municipal de Planejamento (Sempla); Secretaria Municipal de Finanças (Sefin); Secretaria Municipal de Governo (Smg); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas); Câmara Municipal de Natal (CMN); Ordem de Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN); Regiões Administrativas Leste, Oeste Agreste e Central; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN); Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Norte (IAB/RN); Sindicato da Indústria da Construção Civil (SIDUSCON); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).