A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro, a remoção de quatro barracos erguidos irregularmente na em área pública. Os barracos instalados na continuação da Rua das Algarobas, no bairro de Pitimbú, zona sul da capital, foram construídos por moradores remanescentes da antiga comunidade Via Sul em Candelária, retirada por duas vezes pela Prefeitura sendo a última exatamente há dois meses.

De acordo com os fiscais da Semurb esta ação faz parte do programa de controle de invasão de áreas públicas, que objetiva coibir a formação de novas favelas na cidade. No local havia muito lixo e mau cheiro, os ocupantes dos barracos em sua maioria sobrevivem da coleta de lixo e vieram do interior. Eles utilizavam o espaço para alojar os materiais obtidos durante o dia para posterior venda.

Segundo o supervisor de fiscalização da zona sul, Gley Rivieri, alguns ocupantes da favela Via Sul ainda insistem em construir novos barracos nas proximidades da localidade, já que fica mais cômodo para realizar o trabalho de coleta dos materiais que eles utilizam como fonte de renda.

“O procedimento hoje é a retirada desses barracos para evitar a formação de uma nova comunidade em área pública, inclusive todo o material das construções será apreendido para que não ocorra a montagem de um novo barraco”, disse.

Os fiscais da Semurb permaneceram no local até a chegada da equipe de assistência social da secretaria de Trabalho e Ação Social (Semtas) que conversou com os moradores. De acordo com o fiscal da Semurb, Leonardo Almeida, “os moradores já haviam sido atendidos pela Semtas, mas alguns não quiseram retornar ao seu local de origem”, conta.

Um dos moradores é vendedor de desinfetantes e veio de São Paulo do Potengi com sua família, a Prefeitura ofereceu inclusive a passagem de volta para o interior durante a última remoção, mas foi recusada.

Memória

A comunidade Via Sul que estava instalada entre as ruas Eletricista Elias Ferreira e Bruno Pereira, em Candelária foi removida pela primeira vez em outubro de 2009. As 24 famílias que residiam no local foram retiradas pela equipe técnica social da Prefeitura, que organizou a sua transferência para as casas do programa habitacional
do município, localizadas no Planalto I.

Em julho deste a remoção foi realizada novamente cumprindo a sentença do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que julgou a Ação Civil Pública (processo número 001.07.205155-9) determinado a remoção dos 15 barracos instalados no leito da Rua Francisco Luciano de Oliveira, também em Candelária.