O Cadastro Único/Bolsa Família prorrogou até o dia 20 de outubro o prazo para que as famílias beneficiadas por estes Programas Sociais realizarem a revisão cadastral. A revisão é destinada para as famílias que não atualizaram os dados pessoais e familiares do cadastro nos últimos dois anos. “Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda ou o número de componentes familiares, e também as crianças que mudaram de escola”, afirma Janaína Bandeira, Chefe do Setor de Cadastro Único da Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Semtas.

A previsão é que cerca de 4.600 famílias visitem os Postos de Atendimentos dos Programas nos próximos dias para que os benefícios concedidos não sejam bloqueados. É preciso levar os documentos de todos os moradores da casa, independente do grau de parentesco (inclusive os amigos devem ser incluídos se morarem na mesma casa). Os documentos precisam ser originais: Comprovante de residência; Carteira de Trabalho e Contra-cheque; Identidade; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento dos integrantes menores de 18 anos; Declaração Escolar de 2010 das crianças e dos adolescentes.

"Uma das primeiras ações dessa nova gestão foi efetivar a descentralização dos atendimentos às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. As filas intermináveis na frente da secretaria, com mães e crianças enfrentando sol e chuva, deram lugar a um serviço humanizado, com atendimento agendado, em um espaço organizado com televisão, água, café e cadeiras suficiente para todos; e além disso, nossas unidades descentralizadas também atendem aos beneficiados em inúmeras comunidades da cidade", conta o secretário municipal de trabalho e assistência social, Alcedo Borges.

As famílias com cadastro desatualizado devem comparecer aos seguintes Postos de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família:

Semtas: Avenida Bernardo Vieira, Nº 2180 – Dix-Sept Rosado.

Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, S/N, Gramoré.

Centro Público – Alecrim: Rua Fonseca E Silva, Nº 1112, Alecrim.

Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.

Cras – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.

Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, Nº 50, Salinas.

Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, N° 02 Guarapes (Próximo à Quadra de Esportes).

Sobre o Cadastro Único/Bolsa Família

O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município. A inscrição no CadÚNico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais. Cerca 77 mil famílias em Natal estão incluídas no Cadastro Único e mais de 44 mil são beneficiadas pelo Bolsa Família.