A equipe do Serviço de Benefícios, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, está capacitando os profissionais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. A capacitação segue até dezembro deste ano. “Já realizamos as capacitações nos dois CRAS volantes, em Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara. O próximo será no CRAS Salinas, no dia 20 de outubro”, afirma Solange Pereira, Coordenadora do Serviço de Benefícios da Semtas.

A capacitação é referente ao acompanhamento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e seus familiares. “O objetivo é explicar como funciona o serviço, quais são os benefícios e como fazer para incluir novos beneficiários e seus familiares na rede socioassistêncial, ou seja, programas e serviços oferecidos pelo município”, afirma Solange Pereira.

Estão sendo capacitados profissionais das áreas de psicologia e assistência social. Eles recebem folderes, cartilhas explicativas, uma lista com o nome dos beneficiados e os questionários. “Após a palestra, os técnicos realizarão visita aos beneficiados para a aplicação de um questionário devolvido pela equipe do BPC. Desse material serão diagnosticados os problemas e em seguida elaborado um plano de ação com a finalidade de melhorar os serviços prestados”, afirma a Coordenadora do Serviço de Benefícios da Semtas.

Palestras divulgam serviços do Setor de Benefícios

Além das capacitações, a Semtas também está realizando palestras para divulgar os serviços do Setor de Benefícios para profissionais e usuários de Postos de Saúde, grupos de idosos, e demais grupos de convivência. “Já fomos à Unidade Básica do bairro Nossa Senhora de Nazaré, onde explicamos às gestantes como funcionam nossos serviços”, afirma Solange Pereira. As palestras serão realizadas semanalmente.

"Nosso trabalho irá continuar nas comunidades que mais precisam. A programação é para que as palestras sejam realizadas semanalmente", garante o secretário de trabalho e assistência social, Alcedo Borges.

Sobre o Serviço de Benefícios

O Serviço de Benefícios, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, tem como objetivo promover ações de Proteção Social Básica, destinadas ao atendimento de pessoas idosas e de pessoas com deficiências, criando condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

O Serviço de Benefício atende a uma demanda que abrange as quatro regiões administrativas do Município do Natal. O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, a Carteira do Idoso e o Programa BPC na Escola são executados neste Setor e também nas cinco unidades descentralizadas dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.