A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) removeu na manhã desta terça-feira (5), mais de 220 pessoas de 58 famílias que integram o Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) que ocupavam irregularmente há 60 dias o antigo prédio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), pertencente à União, no bairro da Ribeira.

A remoção foi realizada com o apoio logístico de dois caminhões da Urbana e uma Kombi da Seharpe. As famílias foram transferidas para o Loteamento Anatália de Souza Alves, no Conjunto Guarapes, zona Oeste de Natal. A transferência das famílias aconteceu devido a um acordo firmado entre a Prefeitura do Natal e a coordenação do MLB, de cadastrar as 58 famílias nos programas habitacionais do município.

“Em agosto o MLB nacional determinou uma jornada de lutas e aqui em Natal resolvemos ocupar este prédio que estava abandonado para provocar a Prefeitura do Natal ou o Governo do Estado a acelerar o processo de cadastramento das famílias nos programas habitacionais. A maioria das pessoas é oriunda da zona Norte e viviam em situação de aluguel, co-habitação em casa de parentes ou em casas cedidas”, informou um dos coordenadores do MLB em Natal, Marcos Antonio Ribeiro.

A remoção das famílias aconteceu de forma pacífica e foi acompanhada por técnicos da Seharpe. “Nesse Loteamento para onde as famílias irão já existem outras 240 assentadas que invadiram o local. O terreno é da Prefeitura e agora vamos analisar a parte burocrática, porque para a área já existia um projeto de habitação que teremos que rever para possível doação ao MLB”, informou o chefe do Setor de Cadastro da Seharpe, Rodrigo Paiva.