A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), através do Programa de Inclusão Digital/Telecentros Comunitários e Telecentros.BR, lançará nos próximos dias o edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como Agentes de Inclusão Digital nas unidades de Telecentros de Natal. Serão 26 vagas, sendo seis para os Telecentros em funcionamento e as outras 20 para os que ainda serão inaugurados até dezembro de 2010 e início de 2011.

Dentre os requisitos para o preenchimento das vagas estão: ter entre 16 e 29 anos; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; não possuir vínculo empregatício; dedicação de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais, de segunda a sexta, durante 12 meses ininterruptos; ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos.

“Queremos que os bolsistas tenham capacidade de liderança, de comunicação, diálogo e interpretação de textos. Desejamos ainda que eles tenham uma trajetória de envolvimento participativo na comunidade, capacidade de mobilização, afinidade e disposição para lidar com as tecnologias”, explica a coordenadora geral dos Telecentros Comunitários de Natal, Jaqueline Ramalho.

Os documentos necessários à inscrição são: ficha de inscrição devidamente preenchida; 1 cópia da cédula de identidade (frente e verso); 1 cópia do CPF; comprovante de regularidade fiscal de pessoa física (municipal, estadual e federal); comprovante de declaração escolar ou cópia desta; 1 cópia de comprovante de endereço atualizado; currículo comprovado (cópia de certificados de cursos e experiências profissionais e/ou voluntárias).

“Já estamos adiantando esta informação para que o candidato à vaga da bolsa prepare desde já os documentos necessários”, afirma Jaqueline Ramalho. Os locais de inscrição ainda serão divulgados através do edital.

Ainda de acordo com a Coordenadora, a seleção dos monitores bolsistas será feita em três fases: a primeira será a avaliação se o candidato preencheu os requisitos necessários; a segunda será a análise curricular; e a terceira será a entrevista. “Após selecionado, o monitor irá participar da formação para Agentes de Inclusão Digital, no período de duas horas diárias no ambiente virtual no próprio Telecentro, por 12 meses, e no final do curso irá apresentar o projeto que ele desenvolveu na comunidade”, afirma Jaqueline Ramalho. O edital será lançado ainda nesta semana.