A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) está apoiando a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte (APAARN) na realização da II Jornada da APAARN, nos dias 7 e 8 de outubro, no Auditório da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN - FARN, na Rua Prefeita Eliane Barros Cabral, 2000, Tirol.
A Jornada terá como tema “Autismo: Diversidade e Inclusão”, e irá tratar de assuntos como inclusão escolar de pessoas com deficiência, musicoterapia e autismo, comunicação alternativa, atividades aquáticas, dentre outros. “O evento irá reunir cerca de 150 profissionais entre pais de autistas e profissionais”, afirma o presidente da APAARN, Valtermir Oliveira,
Na próxima quinta-feira (07), os participantes poderão contar com uma programação extensa. Pela manhã, a partir das 8h, haverá a abertura com apresentação dos alunos da APAARN, seguida de palestra sobre a “Política Nacional e Estadual de Inclusão Escolar das Pessoas com Deficiência” pelo Professor Joiran Medeiros da Silva, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN). Logo após, haverá apresentação sobre “Musicoterapia e Autismo” que será realizada pelo palestrante Marcelo Pereira da Silva, do Centro Integrado de Atendimento Multidisciplinar (CIAM).
Já na parte da tarde, a partir das 14h, haverá palestras sobre “Equoterapia: Uma experiência com Autistas”, concedida pela fonoaudióloga Débora Antunes Sousa Bezerra e pela psicóloga Ana Claudia Lucena de Azevedo, ambas do Centro de Equoterapia do RN (CERN); sobre “Estimulação da linguagem através do Son-Rise”, que será proferida pela fonoaudióloga Lidiane Cardoso de Andrade, da Clínica Humanize; e também palestra com o tema “Juntar-se para Construir Habilidades Pedagógicas”, pela pedagoga Talita Costa Lima, da Clinica Humanize.
A programação da sexta-feira (08) terá início às 8h com “Depoimento de Pais sobre o descobrimento do autismo até os dias atuais”, contando com as convidadas Maria Lucí e Ademilson Maia Rocha. Haverá também a palestra Atividades Aquáticas com o Autista” que será realizada por Carlos Wagner, professor de Educação Física da APAARN; Severina Araujo nutricionista do Centro de Reabilitação Infantil irá falar sobre “Autismo x Nutrição” e Magnólia Paula Ansaldi Terapeuta Ocupacional da Clinica Márcia Ortiz irá explicar sobre Integração Sensorial”.
Ainda no dia 8, a partir das 14h, haverá palestra sobre “Avaliação Psicológica do Autismo”, pela Maria Helena de Oliveira, psicóloga da base de pesquisa de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Logo após, abertura da Mesa Redonda “ Uma Experiência na APAARN”, seguida de uma apresentação musical com Lázaro e Helena Fernandes, pais de uma autista.