Durante toda à tarde dessa segunda-feira(18), cerca de 150 diretores, professores e membros dos conselhos escolares, participaram no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), da aula presencial do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Formação pela Escola.

“Formação pela Escola” é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

De acordo com o chefe do setor de ações do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME) e coordenador do programa na Prefeitura Municipal de Natal, José Carlos Alves de Souza, essa é a primeira vez que acontece uma aula presencial, desde que o curso começou a funcionar para os diretores e professores da rede municipal de ensino.

“O curso possibilita a instrumentalização das ações do FNDE nas escolas da rede municipal, principalmente dando oportunidade para gestores e professores lidarem com os recursos e programas encaminhados pelo Fundo”, destaca José Carlos.

Quem participa do curso é o vice-diretor da Escola Municipal Professora Vera Lúcia, Wagner Domingos Pereira. Ele conta que vão acontecer eleições para diretor da escola e ele é candidato.  “Como sou candidato a diretor, preciso aproveitar essa oportunidade para tomar conhecimento de informações importantes, como a prestação de contas e a utilização correta de cada recurso que chega à escola”, destacou.

FORMAÇÃO NA ESCOLA

O programa é organizado em cursos modulados de 40 horas cada e é formado por um módulo de competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré-requisito par os outros seis módulos temáticos (PDDE, Pnate, Pli, Pnae, Fundeb e Prestação de Contas), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do participante ou do grupo de participantes.

Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase à distância, com 32 horas, no período mínimo de 30 dias e máximo de s45. Os encontros presenciais seguem o cronograma definido pela tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.