A Escola Municipal Juvenal Lamartine inicia hoje a execução do projeto Neurociência e Cognição na Escola Pública. A iniciativa conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Neurociências, que durante um ano, preparou os professores e alunos para participarem do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

De acordo com o professor Antônio Pereira, que integra a equipe de profissionais do Instituto de Neurociências, a principal proposta é verificar de que maneira é possível usar o conhecimento para melhorar o aprendizado na escola pública. “É um projeto ousado e pioneiro, que une a neurociência com a pedagogia. Vamos pensar a escola do futuro e testar novas ferramentas e utilizar antigas como as artes plásticas e o teatro”, explica. Antônio Pereira detalha que a proposta é fomentar o desempenho acadêmico dos alunos da escola pública para que eles possam, por exemplo, disputar uma vaga no ensino superior com as mesmas condições do aluno da rede privada.

Para marcar essa fase de mudança na Escola Municipal Juvenal Lamartine, localizada na Avenida Presidente Sarmento, 1156 Alecrim, um grande painel artístico vai ser instalado na aérea externa da escola. Com aproximadamente 30 metros quadrados, o quadro vai ser confeccionado pelo professor do Departamento de Artes da UFRN, Marcos Andruchak, alunos e professores da escola. “Esse quadro chamado Sinergia vai ser o elemento plástico do projeto”, destaca Andruchak.

De acordo com a diretora da escola, Jeana Magalhães, todos os alunos participaram de uma atividade de releitura da obra do professor Andruchak, que vem realizando esse tipo de trabalho dentro do projeto “Andruchak Arte Brasil”. O trabalho tem também a colaboração do professor do Departamento de Artes da UFRN, Olavo Bessa.

Para a execução do trabalho, que deve durar quatro dias, vai ser utilizado material como cimento (10 sacas de 50kg), pó xadrez, tinta e equipamentos de segurança. Todo material foi doado pelo empresário Marcos Menna. A execução do painel Sinergia terá um custo aproximado de R$ 8,5 mil.