Uma manhã repleta de conhecimento, lazer contemplativo e imersão nas raízes históricas de nossa cidade, onde encontramos vestígios do passado. Foi nesse cenário que os alunos da Escola Municipal Otto de Brito Guerra, do conjunto cidade Satélite participaram do passeio “Circuito Histórico Cidade Alta – Ribeira” promovido pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), nesta sexta-feira, 19 de novembro, dentro da programação da Semurb em Ação.

O circuito possui ao todo 28 pontos e se inicia na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta e termina na praça do Por do Sol, o Antigo Canto do Mangue, nas Rocas, passando por locais como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha), Museu Café Filho, Palácio da Cultura, Solar Bela Vista, Teatro Alberto Maranhão, Grande Hotel, Rua Chile, Casa da Ribeira entre outros.

Na manhã de hoje os adolescentes do 7° ano, com faixa etária entre 12 e 14 anos, fizeram um circuito alternativo, adequado as condições do grupo e, ainda receberam um exemplar da cartilha Circuito Histórico Natal, elaborada pela Semurb onde eles podem encontrar informações sobre cada um dos pontos visitados, além de fotografias aéreas e do local.

Antes da caminhada a equipe de historiadores da Semurb fez a leitura de um poema de Nei Leandro de Castro que exalta a cidade. A idéia do passeio histórico surgiu da necessidade e fazer com que os valores históricos de Natal também fossem reconhecidos frente às belezas naturais, para garantir que ele não seja esquecido pelas novas gerações.

Os estudantes conheceram o patrimônio histórico de Natal, localizado nos dois primeiros bairros da cidade acompanhados pela equipe técnica da Semurb composta por historiadores e arquitetos. Segundo a chefe do Setor Patrimônio Histórico e Paisagístico da Semurb, Andrea Garcia, o objetivo do passeio é possibilitar aos alunos conhecer desde cedo essa herança cultural e criar neles uma consciência de preservação.

O historiador da Semurb Luciano Capistrano, responsável pela elaboração do circuito afirma que a idéia de andar pelas ruas da cidade com os alunos possibilita despertar um olhar especial para a história e memória de Natal, que passa despercebida durante o nosso dia-a-dia. “É muito importante conhecer os caminhos que fizeram a nossa cidade”, afirma.

Para a aluna Débora Cristina,14, que ainda não conhecia a maior parte dos locais visitados, aprender desta forma é mais fácil e divertida pois ela pôde obter suas próprias impressões a partir do que foi vivenciado. “A diferença é que quando nos visitamos o local podemos obter nossa própria visão, não apenas o que é passado pela professora”, conta.

A professora da turma, Nelbia de Carvalho, acredita que esta iniciativa da Semurb promove uma maior abertura para integração dos alunos com a temática e pode inclusive melhorar suas notas.

Além disso, facilita o acesso deles aos pontos históricos, o que contribui para o crescimento dos alunos. “O nosso aluno às vezes tem a dificuldade de deslocamento, com esta ação é bem mais fácil, já que temos um roteiro determinado e com acompanhamento necessário para a visita”, revela a professora. “Esse conteúdo com certeza não vai se perder, pois o aprendizado ocorre de maneira concreta”, finaliza.