Faltando apenas três reuniões ordinárias para encerrar o ano, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e presidente Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM), Olegário Passos, reuniu nesta quinta-feira(18), na sede da Semurb os membros do Conplam para um almoço de confraternização, antecipando-se ao final do ano. O almoço serviu para coroar os trabalhos realizados pelos conselheiros no ano de 2010.

Durante todo o ano de 2010, várias discussões foram realizadas discussões na tônica de melhorar e aperfeiçoar este instrumento de controle social, importante nas discussões de matérias de grande relevância para a cidade. Estiveram na pauta, a nova composição e o regimento do Conselho, que fora constituído pela Lei n° 2.211, de 10 de julho de 1974. De lá para cá já se passaram 36 anos e a cidade tem outra realidade, daí a necessidade de se rever conceitos.

Vale ressaltar que as mudanças, que estão sendo propostas têm o objetivo de aumentar a paridade e ampliar o debate tornando o Conselho mais democrático, assegura Olegário. A proposta da prefeitura é de aumentar de 16 para 31 membros, com a previsão de criar câmaras técnicas de meio ambiente, fiscalização e normatização.