Uma ação em defesa da infância. Nos dias 11, 12 e 13 deste mês foi realizado o 13º Seminário de Sensibilização e Enfrentamento contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais, promovido pela Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (Fenaprf). O evento contou com a participação da Guarda Municipal de Natal, das Polícias Civil, Militar e Federal, além do Corpo de Bombeiros. O objetivo era promover o debate sobre a importância e os meios de como prevenir a exploração sexual de menores nas estradas.

Estiveram presentes ao seminário o secretário adjunto da Semdes, José Agmar Davim, o comandante geral da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa, e outras autoridades como o secretário estadual de segurança pública, desembargador Cristóvam Praxedes; o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre; o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva e ainda o superintendente da PRF, Francisco Chagas Lindenberg Magalhães Pires.

No segundo dia do seminário houve a apresentação do filme “Anjos do Sol”, considerado um ícone no debate sobre a exploração sexual de menores. O filme conta a história de uma menina que é vendida pela própria família e depois é leiloada para um recrutador de garotas de programa. A partir daí ela trava diariamente uma batalha contra a prostituição e tenta desesperadamente sair das ruas.

O seminário encerrou com uma ação conjunta entre Guarda Municipal, PRF, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros no posto de fiscalização da PRF em São José de Mipibú. Os veículos foram abordados e os motoristas participaram de uma campanha de sensibilização.

Os condutores ganharam de brinde um porta-documentos com o slogan Você é a peça que falta para acabar com esse crime e o telefone 191 para denúncias, que podem ser anônimas.