Estudantes de 21 escolas municipais de Natal, 09 de São Gonçalo do Amarante, além de outras 16 são escolas estaduais da capital e outra da rede privada, em Parnamirim, participam, desde terça-feira (23), de mais uma edição do Projeto “A Gente Contra Dengue”.

O objetivo é envolver os alunos em trabalhos pedagógicos e didáticos, além de caminhadas educativas e mutirões, realizados nas áreas próximas às escolas, onde eles vão poder conversar com moradores sobre o perigo da doença e explicar a forma como cada um pode contribuir para combater a dengue.

“Este projeto atende crianças e adolescentes na perspectiva do protagonismo juvenil na escola, onde essas crianças e adolescentes recebem aulas interativas e passam a ser multiplicadores de idéias de prevenção à dengue. É o segundo ano de realização para educação e saúde”, destaca a coordenadora do movimento Rosa Magda.

A idéia recebe apoio também da Secretaria de Educação que envolve professores, diretores e demais profissionais nas escolas participantes. “É muito importante iniciativas como esta, pois os alunos se envolvem nas atividades que são desenvolvidas na escola, como trabalhos e pinturas em cartazes, para conscientizar a população do risco que é a dengue”, disse a professora da Escola Municipal São Francisco de Assis, do Bairro de Bom Pastor, Arlete Isaias de Macedo Fernandes.

O estudante Gabriel Gustavo (11 anos), da Escola Municipal Maurício Fernandes, do bairro de Rêgo Moleiro, também gostou da idéia. “Estou empolgado para participar. Pois só assim, ninguém irá adoecer com a Dengue”, disse entusiasmado.

Durante o lançamento da segunda edição do projeto, houve apresentações culturais com alunos cantando e dançando hip hop, vídeos com os trabalhos dos estudantes das escolas participantes e paródias com o mosquito Aedes aegypti. Também foi feita uma premiação para os vencedores do concurso da “História em Quadrinho”, sobre a dengue. Foram três alunos premiados com um MP4 e o primeiro ganhador, o estudante Micael de Freitas Porcino, da Escola Estadual Professor Luis Soares, do Alecrim, ainda levou para sua escola, um ano de internet grátis, doado pelo Supermercado Nordestão, parceiro do projeto.

“Todas essas iniciativas e parcerias seja com empresas privadas, Forças Armadas, entre outras, são muito bem vindas para se somarem ao trabalho permanente de combate à Dengue que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve. Nossos agentes de saúde e endemias estão diariamente nas ruas trabalhando no combate ao Aeds aegypit. Precisamos também contar com a colaboração de toda população, cada um fazendo sua parte”, destacou a secretária adjunta da SMS, Elizama Batista.