A primeira Academia da Terceira Idade de Natal foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (15), pela prefeita Micarla de Sousa, instalada na Praça Augusto Leite, no Tirol. Na ocasião, o presidente do Sindicato da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), Sílvio Bezerra, assinou um termo de adoção, junto com a chefe do executivo municipal, para que a manutenção da praça seja feita pelo sindicato, dentro do programa “Adote o Verde”.

“As pessoas da terceira idade têm sim muita disposição para vida. Muitos idosos me diziam que faltavam espaços na cidade para que eles praticarem atividades físicas”, contou Micarla de Sousa. “Muitos natalenses possuem colesterol alto e diabetes, segundo informações do Ministério da Saúde. Esse é um dado que nos preocupa. Por isso, é dever da Prefeitura oferecer áreas em que a população possa se exercitar de forma gratuita para ter mais saúde e qualidade de vida”, completou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela implantação da academia, informou que outros equipamentos deste dipo já estão previstos para capital potiguar. “Ainda instalaremos na praça Aluizio Alves, na Cidade da Esperança e no Espaço Jesiel Figueiredo, na zona Norte”, informou João Bastos.

Para o secretário, a academia será um ponto forte para resgatar as praças como espaços de presença constante da população. “Será mais uma forma para que a comunidade possa interagir, com mais opções de diversão e atividade física”, complementou.

A partir da próxima semana, a SEL manterá uma programação fixa de segunda a sexta-feira com a presença permanente de um professor de educação física na academia. Ele estará à disposição dos praticantes das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Além da implantação da Academia da Terceira Idade, a Praça Augusto Leite foi revitalizada pela Semsur. A iluminação foi recuperada, os espaços receberam uma nova pintura e pequenos reparos foram realizados nas estruturas de alvenaria. O ponto forte nessa reforma foi a reativação do chafariz com a instalação de uma fonte luminosa.

Sobre a Academia

A Academia da Terceira Idade começou a ser implementada no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção da saúde. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram colocados os equipamentos, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

A academia é formada por equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Apesar de ser destinada principalmente ao uso de idosos, os equipamentos podem ser utilizados por jovens e adultos.