Os moradores do bairro de Felipe Camarão tiveram uma quinta-feira diferente. O ginásio da Escola Municipal Djalma Maranhão foi o palco de uma festa que uniu apresentações culturais a orientações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde.

A “II Grande Feira da Saúde e Cidadania”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve como objetivo divulgar as ações promovidas pela Estratégia de Saúde da Família, desenvolvidas através das atividades do PET - Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) no bairro durante o semestre, e ainda mobilizar a população para a importância adoção de hábitos saudáveis e constante acompanhamento médico.

No evento, a população teve acesso a exames de glicemia gratuitos; verificação de pressão, além de orientações sobre sexualidade, alimentação saudável, higiene bucal, postura corporal correta, cuidados com o meio ambiente, hanseníase, prevenção de acidentes com animais peçonhentos, como evitar focos do mosquito da Dengue, e dicas de primeiros socorros com profissionais do SAMU.

A parte cultural fiou por conta dos shows de grupos de danças formados dentro do trabalho do PET na Unidade de Saúde da Família e em projetos culturais desenvolvidos pela comunidade. Também foram montadas bancas para a venda de comidas típicas produzidos pelos moradores, para inscrição em cursos de atividades sociais com representantes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e para oficinas de artesanato com materiais recicláveis com orientadores do programa Projovem Urbano.

Para a organização e serviços disponibilizados na feira, participaram alunos dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, biomedicina, fisioterapia, assistência social e farmácia da UFRN e os profissionais da rede municipal que funcionam como preceptores das ações de desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão pelo programa.

O vigilante Jeconias Damásio soube da manhã de açõespor meio de uma vizinha, no dia anterior, e não perdeu tempo. Acordou bem cedo e foi até o ginásio da escola para se informar sobre o que seria oferecido. “Vim fazer logo, porque toda hora é boa para cuidar da saúde, mas a gente se esquece e acaba colocando outras coisas na frente e essas ações são boas para alertar que exames, alimentação correta e prática de esportes devem ser hábitos. Eu, por exemplo, estava com a glicemia alta e nem sabia, tenho que me cuidar ”, colocou.

O PET – Saúde

Desenvolvido em nove unidades de saúde da família de Natal, o programa tem como intuito unir o conhecimento recebido pelos universitários de forma teórica em sala de aula com a vivência das necessidades da população, por meio da disciplina “Saúde e Cidadania”, componente curricular dos diversos cursos na área de saúde da UFRN e hoje integrada ao trabalho do PET Saúde.

“O PET é um programa articulado em conjunto entre a secretaria e a universidade e que traz tanto um maior preparado do aluno, o futuro profissional de saúde da cidade, através do conhecimento da realidade da s unidades de saúde nas comunidades. Além disso, propicia um maior envolvimento da população, ações de intervenção, como a feira, e o fortalecimento das ações de promoção à saúde nas unidades”, destaca a coordenadora de Estratégias da Saúde da Família da SMS, Ariane Rose Souza.