Até domingo (23), Prefeitura através da Funcarte participa da VII Semana Nacional de Museus. Programação, composta por exibição de vídeos e filmes, palestra, exposição de arte Naif e visitas monitoradas ao museu, acontece no Museu de Cultura Popular, na Ribeira

Tiveram início ontem as comemorações alusivas ao Dia do Museu, cuja data oficial é hoje (18). Para exaltar essa importante ferramenta cultural, a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), participa até domingo (23) da VII Semana Nacional de Museus. A programação acontece no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira.

Uma diversificada programação é realizada na estrutura do Museu. A diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional secção Rio Grande do Norte (IPHAN/RN), Jeanne Fonseca, profere palestra hoje (18) sobre “Patrimônio Cultural: Centro Histórico de Natal”. A conversa acontece às 9h30 no auditório do Museu de Cultura Popular.

Haverá ainda a exibição de vídeo-documentários e filmes que contam a história da cultura potiguar. Quem quiser, pode vê-los na terça (19), quarta (20) e quinta-feira (21), das 10h às 15h. Serão oferecidas também visitas monitoradas durante toda a semana (terça a sexta) das 9h às 17h; no fim de semana, o monitoramento é feito das 10h às 17h. Cada núcleo expositivo do Museu será explicado ao visitante, que poderá conhecer a fundo as raízes culturais potiguares e apreciar as belas peças expostas.

No dia 26 de maio será aberta uma exposição coletiva de Arte Naif (arte ingênua feita por artistas sem instrução acadêmica). Apesar de não fazer parte da programação, a mostra ainda rende homenagens ao Dia do Museu. A exposição será composta por peças do acervo do Museu de Cultura Popular.

Um espaço cultural à disposição da população

A inclusão do Museu de Cultura Popular nos festejos da VII Semana Nacional de Museus serve também para estimular a ida da população e dos turistas ao museu. Muitos nem sabem que dispõem de uma estrutura bem equipada, climatizada, moderna e de rico acervo, que preserva e difunde a cultura potiguar. Ele funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e de 10h às 17h nos fins de semana e feriados facultativos.

“O evento é também uma forma de divulgarmos a importância do Museu de Cultura Popular, tanto para o turismo quanto para a educação”, acredita a diretora do Museu, Odinelha Targino. “Nós oferecemos recentemente um café da manhã à imprensa e aos segmentos do turismo com o intuito de apresentar esse equipamento, que dissemina conhecimento e provoca reflexões sobre a origem e a tradição do nosso povo”, afirma a diretora.

Inaugurado em 22 de agosto de 2008, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão possui cerca de 600 metros quadrados de extensão. Foi implantado onde antes funcionava a Rodoviária Antiga de Natal, com o cuidado de preservar ao máximo as fachadas, exemplos do modernismo no estado. Em sua estrutura, estão inclusos um auditório para 45 pessoas e um espaço expográfico com 367,13 metros quadrados, onde estão alocadas as peças do museu e as exibições de documentários.

O precioso acervo do Museu conta com bonecos de João Redondo, representações de autos e danças (Araruna, Congos, Boi de Reis, Zambê, Pastoril), arte sacra, cordel, esculturas, pinturas, elementos da religiosidade, além de exibição de documentários. “Todos devem ir ao Museu conhecer a cultura da tradição potiguar”, convoca Odinelha . O prédio do Museu de Cultura Popular está em fase de tombamento: até meados de agosto, será considerado Patrimônio Cultural do município.