O programa Agenda Verde coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) recebeu nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, em Brasília, o prêmio de Melhores Práticas da A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais, subcategoria Melhor Gestão de Energia. O projeto inscrito foi "Agenda verde: economizando energia".

A Prefeitura do Natal recebeu a premiação na manhã desta sexta-feira, durante o V Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, no Auditório da Procuradoria Geral da República, em Brasília. A Semurb estava representada na ocasião por Gustavo Soares de Araújo, tecnólogo em gestão ambiental da secretaria, que recebeu troféu e certificado com os dizeres: "O Ministério do Meio Ambiente confere à Prefeitura Municipal do Natal o primeiro lugar na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais, subcategoria Melhor Gestão de Energia, do 2°Prêmio Melhores Práticas da A3P"

O evento é realizado por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Os projetos inscritos nas categorias do 2º Prêmio da A3P foram submetidos à avaliação realizada por uma Comissão Julgadora independente que, após processo de julgamento, selecionou 11 finalistas das categorias Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Inovação na Gestão.

O projeto relata ações para reduzir o gasto com energia, principalmente de ar condicionados e computadores. Para isso foi deflagrada uma campanha interna na Semurb para desligar minutos antes da saída os aparelhos de ar condicionados. Os computadores foram configurados na opção economia de energia e o plano de fundo em preto. Os resultados apresentados atingiram a meta de 10 por cento de economia previsto pelos autores do projeto.

Além da Prefeitura Municipal de Natal, concorrem como finalistas o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal, universidades federais, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis/MG, Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO e prefeituras de outras cidades do país.

AGENDA VERDE

O programa Agenda Verde implantado pela Prefeitura do Natal em junho deste ano, objetiva reduzir o gasto com energia, o consumo e desperdício de água, além dos materiais de expediente nas secretarias do município. Todas essas ações estão enquadradas nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do MMA.  O objetivo é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

A Comissão da Agenda Verde da Semurb é formada por oito membros, entre ecólogos, tecnólogos em meio ambiente, biólogos, turismólogos e técnicos em lazer e recreação. O grupo tem o papel de elaborar um plano de trabalho e executar suas ações em todas as secretarias.