Para estimular o uso do transporte público ao invés do carro particular durante o Carnatal, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Mnicipal de Mobilidade Urbana (Semob) estabeleceu entradas especiais para os táxis que chegam à festa transportando foliões dos blocos e da pipoca.

O projeto se chama Via Livre Eventos e funciona com três tendas onde o folião é recebido com tapete vermelho e o taxista recebe uma camiseta da prefeitura alusiva ao projeto. Recepcionistas do Via Livre Eventos ainda abrem a porta do táxi para os passageiros. As tendas funcionam em três pontos da Prudente de Morais e na Romualdo Galvão.

A intenção do Via Livre Eventos é diminuir congestionamentos nas ruas e avenidas no entorno do Carnatal e fazer com que os foliões, ao voltarem para casa, não dirijam seus carros particulares sob o efeito de bebida alcoólica, optando pelo táxi como forma segura de encerrar a festa sem risco de acidentes.

Quem vai ao Carnatal de táxi desembarca perto do corredor da folia. Quem vai de carro particular precisa deixar o carro em pontos mais distantes e terá de fazer teste do bafômetro caso seja parado em alguma barreira policial montada nas adjacências da festa.