O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma edição do programa Visa Itinerante. A iniciativa, que une esforços de profissionais de todos os distritos sanitários de Natal para um mutirão da saúde, percorreu estabelecimentos comerciais do bairro da Ribeira e Cidade Alta, num trabalho educativo e de monitoramento das normas sanitárias.

“As visitas são realizadas todos os dias, é um trabalho de rotina do departamento. Mas, hoje todos os recursos humanos e técnicos da Vigilância Sanitário do município, um equipe em torno de 70 pessoas, estão concentradas nesta ação, para a mobilização da população e divulgação das atividades. Este já é o 4° mutirão realizado neste ano, já percorremos os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra e Nazaré”, explica o Chefe do Núcleo de Educação e Comunicação do Departamento de Vigilância Sanitária, Carlos Magno de Oliveira.

O restaurante do comerciante Luiz Ferreira da Silva, que oferece almoço e café da manhã em estilo self service e fornece quentinhas por encomenda há dois anos no bairro da Ribeira, foi um dos visitados pela equipe da SMS e que recebeu o alvará sanitário, certificando que está dentro das normas exigidas pela legislação, garantindo a segurança de seus clientes.

“Na visita ao restaurante observamos tudo. Da recepção à saída do produto. Eles estão começando, mas tem o interesse de fazer tudo dentro das normas. Todos os manipuladores fizeram cursos de boas práticas e apresentaram comprovantes e está tudo dentro do permitido, no que diz respeito a o recebimento de matéria-prima, condicionamento, preparo e distribuição das refeições”, destacou a bióloga da SMS Rosângela Barreto Alves, que realizou a fiscalização ao restaurante self service.

Segundo a bióloga, as visitas da Vigilância Sanitária aos estabelecimentos comerciais tem como objetivo realizar um trabalho educativo e de orientação junto à população, para prevenir situações de risco à saúde dos cidadãos. Para o comerciante Luiz Ferreira da Silva, o trabalho das equipes de saúde só vem a contribuir com a qualidade dos serviços oferecidos em seu comércio.

“É muito bom ter essas orientações constantes, porque a gente tem o interesse de oferecer o melhor ao nosso cliente e muitas vezes não sabemos tudo que é necessário para isso. A partir de orientações recebidas durante essas visitas, percebemos a necessidade de adquirir e trocar alguns equipamentos, para um melhor armazenamento da mercadoria”, destaca o comerciante.