O arquiteto Eduardo Quintella Florêncio, de Manaus (AM), foi o vencedor do Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal. O projeto escolhido foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, no auditório da Capitania das Artes. Ele foi contemplado com o prêmio de R$ 40 mil e a contratação para execução do projeto.
O projeto foi desenvolvido em parceria com outros dois arquitetos: Ivvy Quintella e Laurent Troost. “Sabia que estávamos fazendo um bonito trabalho, mas ganhar foi uma grande surpresa porque são muitos participantes”, detalhou o vencedor em entrevista por telefone.

A proposta foi desenvolver um monumento que se destacasse na cidade como um ponto turístico. O conceito do projeto agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino.

“Passamos uma semana em Natal para fazer pesquisa, porque utilizar apenas fotos da capital como base para o projeto não seria o bastante”, frisa. Eduardo já conhecia Natal, é natural de Maceió (AL) e está em Manaus há dois anos. “Ficou fácil captar características da cidade. Fizemos passeio pelas dunas, com direito a banho de mar para matar as saudades do Nordeste e principalmente, fizemos entrevistas no bairro de Mirassol com os freqüentadores do espaço para entender as necessidades de quem mora no entorno”, detalha.

O segundo lugar ficou com o arquiteto Mário Figueroa (SP) que ganhou o prêmio de R$ 20 mil e o terceiro ficou com Fernanda Cláudia Lacerda Rocha (CE), que recebeu R$ 10 mil. As menções honrosas foram dedicadas aos projetos de Glênio Leilson Ferreira Lima (RN), Paulo de Siqueira Campos Junior (PE) e Bruno Melo Braga (CE).

A solenidade que anunciou o projeto vencedor para a Praça do Natal contou com a participação da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Rosy de Sousa, que representou a prefeita Micarla de Sousa, do secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, do presidente da Funcarte César Revoredo, da controladora geral do Município Regina Mota e do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RN (IAB/RN) Lúcio Dantas.

Segundo Lúcio Dantas, o projeto escolhido foi o único que atendeu a todas as exigências do edital, incluindo a característica de ser um monumento sustentável, que privilegia as áreas verdes e oferece total aproveitamento do espaço. “Além da plasticidade, o projeto vencedor é versátil e oferecerá à cidade uma estrutura completa de lazer e entretenimento, além de ser um marco arquitetônico para a capital”, destacou.

Todos os 21 trabalhos que concorreram serão expostos entre os dias 22 de junho e 5 de julho na Capitania das Artes.