O Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros do Município do Natal agora tem um Sistema Único Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (Sabe). O decreto autorizando essa medida foi assinado no início da noite desta sexta-feira (29) pela prefeita Micarla de Sousa e em seguida apresentado aos representantes do serviço opcional de transporte da capital potiguar.

O decreto determina, entre outros pontos que, quando os alternativos concluírem a implantação da tecnologia da bilhetagem eletrônica em todos seus veículos, os dois sistemas de transporte coletivo urbano de Natal, dos alternativos e ônibus, deverão ser integrados, proporcionando ao usuário a possibilidade de utilização de um único cartão em ambos os serviços de transportes.

Com a assinatura do decreto nº 8.735, com data desta sexta-feira (29), os permissionários do serviço opcional de passageiros terão 90 dias para implantar novas catacras validadoras em todos os 177 veículos opcionais.

A tecnologia a ser utilizada pelos transportes alternativos no SABE, deve ser compatível e do mesmo porte existente nos ônibus coletivos das empresas permissionárias, que implantaram primeiro a bilhetagem eletrônica em seus veículos.

Avanços

Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito (STTU), Kelps Lima, a Prefeitura do Natal adotou medidas de enorme impacto para melhoria do transporte coletivo público da cidade. “Também criamos o projeto do Passe Livre, além da não autorização do aumento do valor das passagens dos ônibus e alternativos”, ressaltou Kelps Lima.

O titular da STTU disse ainda que todas estas medidas visam, sempre em primeiro lugar, beneficiar o usuário do transporte coletivo da capital potiguar, de forma sensata e com responsabilidade.

A presidente do Sindicato dos Permissionários dos Transportes de Passageiros do RN (Sitoparn), Maria Edileusa de Queiroz, disse que sempre acreditou que o resultado das diversas negociações com os representantes da Prefeitura do Natal levariam a assinatura do decreto. “Acreditei, acredito e continuarei acreditando que o poder público municipal busca o melhor para o transporte público de passageiros de nossa cidade. É só unidos que conquistaremos as vitórias”, destacou Edileusa