Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, aberta na manhã desta segunda-feira (01), no Auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), a Prefeitura do Natal por meio da Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na tarde de ontem, um ciclo de palestras voltadas para professores e alunos com os temas “Educação Ambiental e a Transversalidade” e a “Sensibilização Ambiental nas Escolas”.

O secretário municipal de Educação, Elias Nunes, abriu a série de palestras tratando da importância da conscientização ambiental nas escolas. Para ele, o aluno deve apreender o tema como uma forma rica de educação. “A educação ambiental promove o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades para preservação e melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Em seguida, a palestrante a mestre em geografia, Jane Roberta, destacou em seu discurso, o fortalecimento dos agentes no combate à devastação ambiental como ferramenta de educação ambiental. Além disso, ela lembrou a importância de uma postura menos consumistas por parte da população.

“A educação ambiental é importante, pois faz parte do nosso dia-a-dia. Assuntos como aquecimento global, desmatamento das florestas, poluição do ar e água e problemas de lixos compõem-se em assuntos sérios que precisam ser discutidos em sala de aula a fim de despertar no aluno sua consciência ambiental” afirmou a professora que também chamou a atenção para que as escolas rompam as barreiras das salas de aula e extendam à educação ambiental às comunidades.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo do Município, Kalazans Bezerra, fez uma breve explicação sobre os principais programas e projetos da SEMURB. Kalazans lembrou ainda que todas as informações sobre as atividades e publicações da Secretaria estão disponíveis na página da SEMURB (www.natal.rn.gov.br) e que ela foi elaborada para se constituir numa grande fonte de informação para professores, alunos e população em geral.

Para encerrar o ciclo de palestras, o professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aristotelino Monteiro, falou sobre a “Sensibilização Ambiental nas Escolas”, no qual apontou para as relações do homem com o meio ambiente e as transformações dessa relação com o passar do tempo.

Participaram das palestras professores e alunos das escolas municipais; Juvenal Lamartine, Emilia Ramos, Profª Zuza, entre outras. Ao final do evento, todos os participantes receberam CD’s do Anuário Natal 2009 e Atlas do Mapeamento e Caracterização dos Remanescentes de Dunas do Município de Natal. Também incluso no kit, estava o livreto Dados Informativos Natal 2009, além do Certificado de participação.