A festa mais popular do Nordeste não pode perder o brilho por problemas causados pela falta de segurança ou licença. Para assegurar ao forrozeiro um bom arrasta pé, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vem realizando o monitoramento e vistoria nos festejos juninos promovidos na capital.


O objetivo da ação, que ocorre durante todo o mês de junho, é verificar se os eventos estão sendo realizados de acordo com o que determina a legislação vigente, ou seja, se possuem o licenciamento, bem como conferir o cumprimento das condicionantes contidas nas Licenças de Uso do Espaço Público (LUEP).


As condicionantes da LUEP são regras que devem ser cumpridas antes, durante e depois da realização de eventos em locais públicos e se referem basicamente a questões de limpeza e segurança do local, disponibilidade de banheiros públicos, autorização para o fechamento de ruas ou avenidas, iluminação adequada, além de possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para palcos e estruturas de som e elétrica, dentre outros itens.


Nessa segunda-feira, 20 de junho, a equipe de fiscalização vistoriou durante a noite três arraiás na cidade, entre eles o Arraiá do Alto e Natal da Gente no bairro de Ponta Negra e também outro evento na Cidade da Esperança, zona oeste da capital.


De acordo com o fiscal Gustavo Szilagyi, os três eventos estavam com as licenças exigidas por lei. “Nosso trabalho também é preventivo, pois mesmo com as licenças é preciso verificar se os eventos cumprem todas as recomendações explicitadas no documento”, diz. Ele adianta que durante esta semana outros locais serão vistoriados.