A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal - ARSBAN, supervisionada por seu Diretor Técnico Dr. Aristotelino M. Ferreira, iniciou nesta segunda-feira uma força tarefa com vistas a diagnosticar o estado das centenas de instalações E equipamentos de água e esgoto, sob a responsabilidade da CAERN, no município de Natal. A operação estender-se-á pelo mês de março, com previsão de término em abril próximo.

O objetivo é detectar as não-conformidades nas instalações da CAERN, tais como Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações de Tratamento de Água (ETA); Estações Elevatórias de Água e Esgoto (EEA e EEE); poços de captação e reservatórios. Para tal operação, foram confeccionados protocolos de campo que permitem o registro de diversos itens de checagem relativos ao estado físico das instalações, procedimentos operacionais, desempenho de equipamentos, recursos humanos, etc.

A operação visa, também, uma maior integração entre a Diretoria Técnica da ARSBAN e o corpo funcional da CAERN, haja vista que os relatórios oriundos da Operação servirão, juntamente com outras análises, para criticar os sistemas de água e esgoto, bem como apontar sugestões de adequação, visando a melhoria dos serviços e o atendimento à legislação vigente.

A atividade de regulação dos serviços de saneamento básico busca o aperfeiçoamento, controle e monitoramento dos serviços prestados à população, na direção da melhoria da qualidade de vida, saúde e um meio ambiente prazeroso e sadio. Por isso, a presente operação é parte fundamental deste trabalho.