O bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, receberá nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h, a Ação Integrada Cidadania Feminina. Coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, o projeto é uma união de esforços de instituições públicas e privadas para a execução de serviços destinados às mulheres da comunidade e de bairros circunvizinhos. O evento integra o conjunto de ações comemorativas referentes a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

A estrutura está montada na Escola Municipal Dalva de Oliveira (av. Boa Sorte, s/n), onde as visitantes poderão usufruir de serviços como expedição de carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor e CPF, atendimento social, odontológico, oftalmológico e de saúde, orientação jurídica, previdenciária e sobre microcrédito, palestras, distribuição de materiais educativos, serviços de beleza e atividades culturais e educativas. Mais de vinte instituições compõem a parceria.

“A comunidade de Nossa Senhora da Apresentação ainda é muito desassistida em relação a serviços públicos essenciais. E aqui se encontram índices elevados de violência contra a mulher. Por isso trouxemos essa iniciativa, que não só vai concretizar direitos de cidadania como informá-las sobre os direitos da mulher ante as ameaças e agressões no âmbito familiar”, destacou Veralúcia Raposo, coordenadora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres da Semtas.

Saúde da mulher

Consultas médicas e exames estão entre os serviços oferecidos pela Ação Integrada Cidadania Feminina. Um consultório completo será montado pela Secretaria Municipal de Saúde para a coleta de 300 exames preventivos. O Hospital Municipal da Mulher Dr. Leide Morais disponibilizará um mastologista para realizar consultas. Outros parceiros entrarão com fornecimento de vacinas contra rubéola, tétano e hepatite, palestras sobre prevenção ao câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis e oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos.

No dia 27, o bairro de Mãe Luíza receberá a edição da Ação Integrada, fechando a programação de eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher.