Prefeitura do Natal

GUARDA MUNICIPAL DO NATAL


A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991. É subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretária a advogada Mônica Santos.

É composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental).

A GMN conta hoje em suas fileiras com 420 guardas municipais, distribuídos entre agentes, chefes de grupo de ação e supervisores.

    Comandante Geral
    • GM Alberfran Câmara Grilo;
    Subcomando de Segurança e Trânsito
    • GM Carlos Alberto Cruz
    Subcomando de Instrução e Material
    • GM Isaque Nicácio de Brito Júnior
GRUPAMENTOS:
GMN

A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município do Natal. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.

Dentro dessa ótica foram formados seis grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), ROPE (Ronda de Proteção Escolar) , RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental).


GAAM

O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecossistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.


ROMU

A Ronda Ostensiva Municipal compõe uma unidade de apoio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais.

Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas a ROMU age no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos cidadãos natalenses.


GAPA

O Grupamento de Ação Patrimonial trata-se de um destacamento da GMN que atua que é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais. A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos. O GAPA atua de forma cidadã em contato direto com a população informando, respeitando, mediando crises e agindo com firmeza nos casos que assim convém.


ROPE

A Ronda de Proteção Escolar atua 24h direcionada às unidades municipais de ensino de Natal em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.


RONDAS

A Ronda Saúde realiza patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento é realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um.

O trabalho utiliza ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.


ROPAM

A Ronda de Proteção Ambiental trata-se de um reforço na segurança da área onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A medida amplia o efetivo de guardas municipais que atuam no patrulhamento das trilhas pavimentadas e naturais do Parque, como também reforça guarnições nas entradas e saídas da unidade de conservação ambiental no sentido de levar mais segurança para os frequentadores da área, prevenindo e combatendo delitos.

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389