Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

TRIBUTAÇÃO

natal.rn.gov.br » Tributação » Notícias » Secretaria Municipal de Tributação de Natal (SEMUT) alerta para golpes envolvendo boletos falsos de IPTU via WhatsApp

• Secretaria Municipal de Tributação de Natal (SEMUT) alerta para golpes envolvendo boletos falsos de IPTU via WhatsApp

A Secretaria Municipal de Tributação de Natal (SEMUT) identificou uma tentativa de golpe contra os contribuintes de Natal e alerta a todos para ficarem atentos. Foi observado que golpistas estão enviando, via WhatsApp, boletos falsos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). De acordo com a SEMUT, os golpistas se passam por servidores da secretaria que entram em contato com o contribuinte informando da existência de débitos em aberto. Na sequência, são enviados boletos falsos para pagamento. Esses boletos possuem características semelhantes aos originais, porém apresentam um QRcode PIX fraudulento, que direcionam o pagamento para a conta dos criminosos.

Segundo o órgão tributário municipal, sobre contatos via whatsapp é importante que o contribuinte desconfie de comunicações inesperadas. Apenas a pessoa interessada deve solicitar boletos para pagamento e para isso deve utilizar os contatos oficiais. A SEMUT não realiza abordagens oferecendo serviços e pagamentos não solicitados.

A SEMUT reforça que o contribuinte deve obter seus boletos de pagamento de fontes confiáveis, de preferencia sem intermediários, acessando o Portal Directa (https://directa.natal.rn.gov.br/) ou presencialmente na sede da rua Açu. O único número de whatsapp oficial da SEMUT em uso atualmente é o (84) 98786-8208. E ele sempre responde a demandas do contribuinte. Não inicia chamadas sem um contato anterior e só envia boletos quando o contribuinte solicita expressamente.

De acordo com a entidade pública, esse tipo de golpe envolve duas fraudes: A criação de um contato de whatsapp falso, que se passa como um contato da secretaria (com cópia da logomarca oficial) e a criação de um boleto de pagamento falso baseado em um boleto oficial. Golpes dessa natureza têm crescido nos dias atuais e podem ocorrer com relação a qualquer tipo de pagamento.

Uma dica importante para verificação e identificação de boletos falsos é que, ao efetuar um pagamento através de caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo de banco, a pessoa confira, no passo anterior a digitação da senha de confirmação, se o beneficiário do pagamento é aquele esperado, conforme indicado no boleto de pagamento. No caso de pagamentos de IPTU o beneficiário deve ser sempre a Prefeitura de Natal.

Desenvolvido pela SEMUT.