Uma equipe do Censo Previdenciário 2024, da Prefeitura de Natal, realizou na manhã desta terça-feira (20) cinco atendimentos a servidores municipais incapazes de se deslocarem até os postos de atendimento do recenseamento, na zona Leste da capital. A equipe contou com a recenseadora e a assistente social do NatalPrev.

O atendimento domiciliar visa favorecer os servidores e segurados impossibilitados por motivo de doença de se deslocarem de seus lares para realizar o censo de forma presencial, até sexta-feira (23), nos polos de atendimento do censo na Secretaria Municipal de Administração (Semad), na Cidade Alta; sede do NatalPrev, no bairro Petrópolis; Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), no bairro de Nazaré, zona Oeste; Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, e na  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Petrópolis.

O primeiro recenseamento em domicílio desta terça-feira foi feito no condomínio Chácara 402. Lá mora o servidor Luiz Alberto Bezerra Ferreira de Souza, de 72 anos, lotado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Seu Luiz Alberto ingressou na Prefeitura em 1º de maio de 1985, por meio do antigo Iplanat. De licença-prêmio, conta que deu entrada na aposentadoria em 09 de novembro de 2023.

O engenheiro civil e ex-chefe da Fiscalização Urbanística da Semurb agendou o recenseamento em domicílio por estar impossibilitado de se locomover. Ele é doente renal crônico e está com um problema na perna que dificulta a sua mobilidade. "Faço hemodiálise três vezes por semana durante quatro horas. Do contrário, morreria. A hemodiálise mudou a minha vida", observa o servidor.

Outro recenseamento ocorreu na rua Jaguarari, no bairro Barro Vermelho, onde mora a aposentada Maria da Conceição de Morais Rodrigues, de 65 anos, ex-servidora da Secretaria Municipal de Tributação. Com dificuldade de se locomover por conta de um problema na perna, a irmã de dona Maria da Conceição foi quem agendou o seu recenseamento: “Comecei a fazer pilates, mas deixei. Aqui na rua tem duas academias”.

Ela conta que trabalhou durante 35 anos na Semut, antiga Secretaria Municipal de Finanças: “Ingressei na Prefeitura em 12 de maio de 1982. Eu gostava do meu trabalho. Conhecia todo mundo na Tributação e muita gente na Prefeitura. Eu gostava de lá. Saía da secretaria à noite. O trabalho acrescentou muito para mim em termos de conhecimento. A vida de aposentada não estou gostando muito não. Sinto falta das amizades. Vou perguntar se ainda me querem de volta ao emprego”, brinca.

A equipe também se deslocou até o Hospital São Lucas, no bairro do Tirol, para fazer o censo da servidora municipal Maria de Fátima do Nascimento, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela também apresenta quadro renal.

De acordo com a recenseadora Ana Karina da Costa, os primeiros atendimentos foram realizados na última sexta-feira (16). Ela ressaltou que o sistema é prático e as pessoas recebem a equipe com cortesia. “É um trabalho prazeroso. As pessoas que eu recenseei realmente não têm condições de se deslocar até os postos de atendimento”, comentou.  A equipe de recenseamento, que conta com uma assistente social do Natalprev, Rose Silva de Oliveira Mendonça, ainda fez mais dois atendimentos em domicílio. Um no bairro do Alecrim e o outro em Mãe Luiza.

O Censo do servidor público municipal, em Natal, vai ser realizado até esta sexta-feira (23), assim como o atendimento domiciliar, mas as duas formas têm que ser previamente agendadas.