Campanha de vacinação contra a paralisia infantil movimenta Natal

Numa manhã movimentada com a presença de pais e crianças, a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil 2013 foi aberta pelo secretário municipal de saúde, Cipriano Maia, neste sábado 8 de junho, Dia “D” da campanha, na Estratégia da Saúde da Família – ESF de Felipe Camarão II.

“É uma grande satisfação abrir esta campanha. A poliomielite é uma doença grave, que já trouxe muitas sequelas a várias crianças, e a manutenção da vacinação é essencial para manter nossas crianças protegidas”, disse Cipriano. Ele agradeceu o envolvimento dos profissionais da saúde e ressaltou a importância dos pais e responsáveis pelas crianças no cumprimento da meta da vacinação deste ano.

A campanha prossegue até o dia 21 de junho, com meta de vacinar pelo menos 50.685 crianças (95%) do público alvo, que são as crianças na faixa de 6 meses a menores de cinco anos de idade. A vacina é encontrada gratuitamente em todas as unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários de Natal. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 60 mil doses da vacina.

“É fundamental que esta campanha tenha sucesso em termo de cobertura, pois uma criança que fica sem imunização leva risco a todas as demais”, alerta Cipriano Maia, acrescentando que o Brasil é considerado imune à poliomielite, como em outras doenças, devido ter adotado, além das rotinas, a estratégia das campanhas nacionais.

O secretário de Saúde destacou, ainda, como ponto importante da campanha de vacinação deste ano a verificação das condições de imunização das crianças, via carteiras de vacinação. Principalmente das crianças do Bolsa Família, que tem a saúde como uma das condicionalidades para o acesso aos benefícios do programa. Também está sendo analisada a condição nutricional das crianças participantes da campanha.

A solenidade de abertura da campanha de vacinação 2013 contou com a participação da representante da Secretaria de Estado da Saúde, Stella Leal, e do representante da Funasa, Ângelo Varela Barca, além de gerentes de Distritos Sanitários e diretores de unidades de saúde.

O momento recreativo ficou com o pastoril Peixe Boi Encantado, composto por 60 integrantes do grupo de idosos da Estratégia da Família de Felipe Camarão II, que fez apresentação. O grupo de Escoteiros de São Sebastião, da Cidade da Esperança, também se integrou à movimentação do dia “D” da vacinação contra a paralisia infantil, juntamente com os alunos do curso de Nutrição da UFRN e da UNP.