Comunidade escolar da Zona Oeste participa de “Passeio Ciclístico”

“A proposta é incentivar alunos, professores, pais e toda população a buscar um meio ambiente mais saudável, utilizando a bicicleta como meio de transporte, garantindo uma melhor qualidade de vida”, afirmou o coordenador do setor de Cultura e Desporto da SME, João Pessoa, durante o “Passeio Ciclístico – Pedalando e Buscando Melhor Qualidade de Vida” - que aconteceu neste domingo (09).

O passeio promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) fez parte das atividades em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente. Foi feito um percurso de 14 km em ritmo lento, por diversos bairros da zona Oeste de Natal. A atividade contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, CPRE e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Todos os integrantes do passeio, entre eles alunos, professores, pais e a população em geral, receberam lanche e água, além da distribuição de brindes. O estudante Kleiton Vagner, da Escola Estadual Luiz Gonzaga foi sorteado com uma bicicleta. Os lanches excedentes foram doados pela SME para o Instituto de Idosos Juvino Barreto.

O diretor da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN), Clebson Melo, proferiu palestra sobre os direitos do ciclista em via pública. Ele falou do comportamento do ciclista no trânsito, das formas de sinalização, equipamentos de segurança e acessórios importantes.

O aluno da Escola Municipal Francisca Ferreira, Jefferson de Almeida, de 15 anos, afirmou que nas horas vagas está sempre pedalando pelo bairro. “É muito importante se as pessoas tivessem a consciência de trocar o carro pela bicicleta, podendo ir ao trabalho ou escola através desse meio de transporte”, disse. De acordo com a organização a meta é realizar três passeios ciclísticos nos próximos meses para contemplar outras regiões da cidade.