Natal Forró da Gente Prestigia Arraiás, Festival de Quadrilha e Forraço

Prefeita assinou decreto que libera taxa de ocupação para festas de caráter regional

A Zona Norte será uma das grandes concentrações juninas dos festejos tradicionais da capital potiguar, dentro da programação do Natal – Forró da Gente, uma realização da Prefeitura do Natal, promovida pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Além do XXIV Festival de Quadrilha Junina, que começa nesta sexta-feira, 18 e prossegue até 29 de junho, o Arraiá Norte, que será montado na área de lazer do Conjunto Panatis I, irá receber também o Forraço - Encontro Regional de Forró, promovido pela InterTv Cabugi.

O Forraço acontecerá nos dias 23, 24 e 26 (quarta, quinta e sábado), em palco montado próximo ao local do Festival de Quadrilha, e contará com a participação de grandes nomes da música regional do Rio Grande do Norte.

O Arraiá Norte deverá receber em torno de 250 mil pessoas durante os 10 dias de festejos, numa média diária sempre superior a 15 mil pessoas. Além deste evento, a Prefeitura do Natal está apoiando também milhares de arraiás espalhados por toda cidade.

O Natal – Forró da Gente tem como objetivo fomentar a realização dos festejos juninos na cidade do Natal e promover a manutenção dessa identidade cultural. Aliás, a Prefeitura do Natal vem incentivando cada vez mais essas festas populares e para tanto, a Prefeita Micarla de Sousa assinou na tarde desta quarta-feira (16), um decreto que a autoriza a concessão total dos créditos tributários para eventos e manifestações culturais sem fins lucrativos. O decreto é referente à taxa de licença sobre a ocupação de áreas como terrenos ou logradouros públicos e tem como finalidade fomentar as atividades culturais, especialmente de caráter regional.

O decreto já está valendo para os eventos juninos deste ano, com a isenção de taxas que beneficiará os Arraiás Juninos cadastrados junto à Funcarte. Para a isenção da taxa será necessário uma declaração expedida pela Funcarte reconhecendo a natureza cultural do evento.