Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha recebe Comenda do Mérito Felipe Camarão

Foto: Anderson Régis/ Redação: Secom

A comunidade católica vivenciou o encerramento da 269ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, nesta segunda-feira (21). Os festejos, que tiveram início no último dia 11, se encerraram com a tradicional missa campal na Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou a Comenda do Mérito Felipe Camarão a Dom Jaime Vieira Rocha, por seus relevantes serviços prestados à cidade do Natal.

Desde as primeiras horas do dia, o prefeito acompanhou nesta segunda-feira a programação em homenagem à Nossa Senhora da Apresentação. Às 05h acompanhou a santa missa na Pedra do Rosário, e por volta das 16h, caminhou ao lado de Dom Jaime, familiares, amigos e centenas de devotos que seguiram a procissão percorrendo a Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando na Catedral Metropolitana, onde foi celebrada a missa solene, presidida por Dom Jaime Vieira.

Álvaro Dias prestou sua homenagem a Dom Jaime concedendo a Comenda do Mérito Felipe Camarão, a maior honraria que o município pode conceder a alguém como reconhecimento pelos serviços prestados à cidade e seus cidadãos.

Confira a homenagem prestada a Dom Jaime Vieira Rocha:

Conheci Dom Jaime quando era bispo de Caicó, minha cidade Natal, e já admirava sua dedicação e o trabalho social que desenvolvia principalmente em torno dos temas ligados ao desenvolvimento do Seridó.

Mas foi aqui em Natal, nesta feliz coincidência, ele arcebispo, eu prefeito desta cidade, que pudemos estreitar os laços de amizade. Se já admirava o trabalho de Dom Jaime pela dedicação à causa do sertanejo, dos homens e mulheres que desenvolveram uma cultura própria de convivência com esse fenômeno climático, foi aqui na metrópole que nosso bispo colheu os melhores frutos de seu trabalho.

Foi no seu arcebispado que transformou a rádio Rural em uma emissora FM moderna e voltada para a difusão da palavra de Deus, mas também da cultura nordestina.

Apoiou a realização de seminários e cursos de formação de lideranças jovens, manteve intercâmbio de extensão universitária com instituições de ensino públicas e privadas e teve uma ação social junto a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, em especial no período da pandemia, firmando parcerias importantes com a Prefeitura na atuação nessa área.

No campo pastoral, propriamente dito, foi na sua gestão que foram criados dois santuários em nossa cidade, o de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Parque das Dunas e o de Nossa Senhora da Esperança e Santo Inácio de Loyola, em Cidade da Esperança.

Também criou seis novas paróquias na cidade. A saber: Imaculada Conceição, no Loteamento Aliança, São Tomé Apóstolo, no Conjunto Cidade do Sol, Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha, Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, Nossa Senhora dos Impossíveis, na Cidade Satélite e São José em Cidade Nova.

Foi ele também que esteve em Roma há cinco anos celebrando junto com o Papa Francisco a canonização dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Os santos potiguares.

Dom Jaime, para quem não sabe, também mantém um serviço social ativo e altivo. Sem alarde, costuma atender nas comunidades mais carentes da cidade, levando o pão e a palavra a milhares de pessoas que precisam do alimento do corpo e da alma.

Dom Jaime também atravessou e atravessa tempos difíceis. Tempos de pandemia. Tempos em que os vírus patológicos e os vírus da intolerância, da mentira e da falta de amor atacam a nossa Igreja Católica.

Atravessando essa realidade, o senhor, Dom Jaime, nos deu mais um exemplo. Com serenidade, enfrentou caso a caso. Fez como ensinou Santo Isidoro de Sevilha: “Superou a agressão com suavidade e a malícia com a bondade”. Não se arvorou dono da verdade e nem se omitiu diante dos fatos. “Bendita seja a crise que te faz crescer, a queda que te faz olhar para o céu, o problema que te faz buscar a Deus”, disse certa vez São Pio de Pietrelcina. Foi isso que lhe deu forças, tenho certeza.

Minhas senhoras, meus senhores. Encerro aqui minhas palavras agradecendo a Dom Jaime pelo caminho trilhado até aqui na condução do pastoreio dos católicos de Natal. Fique certo de que esta homenagem é justa e sincera em nome da grande parcela da nossa cidade que professa a fé na Igreja Católica, Apostólica e Romana.

E desejo que, com a mesma coragem e ousadia de Paulo e Barnabé, o senhor continue anunciando o Evangelho aos nossos jovens para que encontrem luz no caminho e na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Que Nossa Senhora da Apresentação continue protegendo nossa cidade contra todos os males e lhe servindo de inspiração na sua vida de devoção e fé Dom Jaime.

Muito obrigado.