Campanha esclarece Natalenses sobre o diagnóstico da Hanseníase

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro, uma unidade de saúde móvel, equipada com cinco consultórios e um laboratório, estará disponibilizando consultas e exames gratuitos com médicos e enfermeiros, para o diagnóstico da Hanseníase. A Carreta da Saúde vai estar estacionada ao lado da Unidade Mista de Saúde da Cidade da Esperança.

“É muito importante que a população participe e procure a carreta da campanha e participe da mobilização, principalmente as pessoas que possuem alguma mancha dormente na pele e que não sabem identificar o que é. A Hanseníase é uma doença que ainda existe, é preocupante, e carece de esclarecimentos junto à população” destaca coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH), Joseneide Souza Pessoa.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Natal está pronta para levar informações e orientar a população sobre a Hanseníase. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual e com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), organização não-governamental que atua no combate ao preconceito em torno da doença numa intensiva.

O objetivo principal é busca e diagnóstico da doença em Natal e será dirigido a toda a população, das 8h às 18h. Trata-se de um trabalho de sensibilização, para chamar a atenção dos natalenses para esclarecer dúvidas sobre sintomas, prevenção e transmissão da doença também conhecida como lepra.

Segundo Joseneide Souza Pessoa, o objetivo da ação, além do trabalho educativo, é também organizar dados para uma identificação da situação de Natal em número de casos da doença.