O mês de maio é contemplado com três campanhas nacionais definidas por cores que fazem alusão à prevenção de problemas de saúde que envolvem toda a sociedade. A Prefeitura do Natal estabeleceu um calendário próprio para homenagear a cada uma delas, iluminando com a cor da campanha a fachada do Palácio Felipe Camarão, sede do governo municipal.  


No período de 03 a 11, o Palácio será iluminado de amarelo, em homenagem à campanha do Maio Amarelo, dedicada à preservação de vidas no trânsito; no período de 12 a 19 será a vez do Maio Laranja, focando no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. E, no período de 20 a 31, o Palácio ficará verde numa referência ao Maio Verde, que representa a prevenção ao Glaucoma, doença que pode levar à cegueira. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos executa os serviços de mudança e aplicação das cores durante todo o período.  


O Movimento Maio Amarelo, celebrado dia 11, chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas e sociedade civil para discutir o tema e  se engajar em ações que a questão do trânsito exige.


O Maio  Laranja dá visibilidade ao Dia 18 de maio, que é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A campanha tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência. 


A campanha Maio Verde alerta sobre a importância do diagnóstico, prevenção e combate ao glaucoma. A ação gira em torno do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado no dia 26 de maio. A campanha chama a atenção de profissionais e organizações de saúde dos olhos para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e combate ao glaucoma.


De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura do Natal , Irapoã Nóbrega, a iniciativa pode contribuir bastante para a conscientização da população. "Quanto mais conhecermos um problema de saúde e, principalmente suas causas, mais cedo começará o tratamento e menores serão as possibilidades de sequelas, o que repercutirá em maior qualidade de vida das pessoas", afirma Irapoã Nóbrega.