A Prefeitura de Natal participa do Seminário Nacional do Notariado, evento que reunirá nos dias 27 e 28 de outubro especialistas na área das ferramentas digitais, tabeliães de notas de todo o país, magistrados, advogados e gestores públicos para debater e apresentar as novas ferramentas digitais que estarão à disposição da população. O objetivo é mostrar de que forma os Cartórios de Notas estão integrados à plataforma eletrônica nacional de escrituras de compra e venda de imóveis, divórcios, inventários, testamentos, uniões estáveis, entre outros atos. A abertura oficial está programada para às 19h desta quinta-feira, no hotel Wish (Via Costeira).

Impulsionado pela necessidade de isolamento por causa da Covid, o Conselho Nacional de Justiça instituiu um Sistema de Atos Notariais Eletrônicos, conhecido como e-notariado (www.e-notariado.org.br), que na prática vem a ser uma plataforma gerida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, que conecta a população a variados serviços de documentos dos Cartórios de Notas brasileiros. 

Desde o início da operação da plataforma eletrônica nacional e-Notariado , que congrega os Cartórios de Notas de todo o país, registrou no Rio Grande do Norte um aumento de mais de 301% na prática de atos eletrônicos, passando de 110 atos mensais em maio de 2021 para mais de 442 em setembro deste ano, o que representa cerca de 54% do total de atos praticados no Estado. Entre aqueles mais praticados estão as escrituras públicas, seguidas pelas procurações, certidões e autenticações. 

“Trata-se de uma verdadeira revolução que se operou na atividade notarial brasileira”, explica o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN), Sérgio Procópio. “Hoje o cidadão consegue realizar 100% dos serviços dos Tabelionatos de Notas sem sair de casa, com a mesma segurança que teria se estivesse presencialmente na sede do cartório, utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia, como a rede blockchain, o certificado digital e uma videoconferência com o tabelião de sua confiança”, completa.

O evento terá ainda a participação de importantes nomes da atividade econômica e jurídica do país, entre eles Ricardo Amorim, eleito pela Forbes o economista mais influente do país e maior influenciador brasileiro no Linkedin, a jurista e presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS), Regina Beatriz Tavares da Silva, e representantes dos notariados da Espanha, Portugal, Colômbia e França.

 As inscrições ainda estão abertas no link https://notariado.byinti.com/#/ticket/.