A Secretaria Municipal de Educação de Natal promove até dia 23 de fevereiro a Formação dos diretores administrativo-financeiros e diretores pedagógicos empossados para o triênio 2022/2024. A abertura aconteceu na quinta-feira (17) com participação da titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz e dos adjuntos Naire Capistrano, Paulo Barra e Aldo Fernandes. O evento com formato online contou com a participação de 600 profissionais, entre eles, os 292 gestores e a equipe técnica da Secretaria. Com vasta programação até o dia 23, serão debatidos 26 temas de interesse da administração e do universo pedagógico no ambiente escolar.

Na abertura, a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, saudou os novos gestores da Rede. “O meu desejo é que vocês se sintam abraçados pela SME em todos os momentos da gestão que se inicia. Somos parceiros, semelhantes, companheiros de trabalho, professores e educadores infantis, que têm como meta um propósito em comum: a qualidade da educação do município de Natal e a aprendizagem e desenvolvimento (em todos os aspectos) dos nossos estudantes”, ressaltou a titular da Educação.

Já a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Wanessa Cristina Rodrigues, destacou a importância da participação dos novos diretores da rede municipal de ensino de Natal no evento, que tem assuntos exclusivos junto à gestão escolar e que possam acompanhar o máximo de tempo possível todas informações disponíveis na formação.

A palestra inicial com tema “Líder Consciente: da gestão do eu para a gestão da escola” foi ministrada pela assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), professora Mona Lisa Dantas, estudiosa e pesquisadora da Disciplina Positiva e da Comunicação Não-Violenta.

Durante a palestra, Mona Lisa Dantas, comentou sobre as competências essenciais ao líder consciente, como lidar consigo mesmo através da autoconsciência e crenças, lidar com o outro através da comunicação não violenta e gerar empatia nas atividades do dia-a-dia. Apontou ainda formas de lidar com os desafios e tomadas de decisões, como expressar honestidade e clareza, assumir a auto responsabilidade e não julgamento dos fatos, estimulando o respeito e sendo razoável e prático nas resoluções. “Nem sendo negligente ou autoritário, o gestor consegue a cooperação das pessoas. O que se deseja como líder é que toda a comunidade da escola coopere para alcançar os objetivos, se o gestor tiver alta gentileza, isso inclui respeito às pessoas e alta firmeza. É isso que a disciplina positiva traz para a nossa formação, a nossa vida, a vida de vocês, de líderes,” afirmou Mona Lisa.

Na programação da tarde os gestores conversaram com o assessor de comunicação da SME-Natal, jornalista e mestre pela UFRN, Riccelli Araújo, sobre “Comunicação e as Relações Institucionais” e “Plataformas Digitais e a Exposição Pública – o que é necessário?”, e com a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental, professora e mestra pela UFRN, Dianne Sena sobre “Ferramentas do Google: trabalho colaborativo e coletivo”. Na programação desta sexta-feira (18), palestra com o assessor jurídico da SME-Natal, o advogado Euriques Furtado Neto, sobre “A lei de gestão democrática – Lei Complementar nº 147”, “A gestão democrática e seus princípios constitucionais no cotidiano das unidades de ensino” com a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar, Márcia Praxedes, “Censo Escolar” com a professora Sírlia Lira que coordena a Assessoria de Planejamento e Avaliação da SME, “Orientações sobre a escrituração escolar e normalização dos documentos” com a chefe do Setor de Normas e Organização Escolar da SME, Danielley Kelly de Oliveira e a “Apresentação do Sistema e-Cidade” com o representante da empresa DBSELLER,  ngelo Grigorini.