A Companhia de Serviços Urbanos de Natal - Urbana, faz anualmente a limpeza preventiva das lagoas de captação de águas fluviais da cidade e  no ano de 2022 a Urbana fez o serviço nas barreiras de 55 lagoas, retornando algumas vezes para o mesmo local. Também foi realizada a limpeza do entorno desses equipamentos como forma de prevenção ao transbordamento na época das chuvas. 

Entre as lagoas que tiveram seu entorno limpo estão a do Dom Pedro I, da Acaraú, Preá, Xavantes, Makro, Pirangi, Ponta Negra, San Vale, São Conrado, Santarém, Centro Administrativo, entre outras. 

“Há um cronograma de limpeza dessas lagoas, acordado com o Ministério Público, que seguimos à risca. Só não fazemos a limpeza do leito das lagoas, que é responsabilidade de outra secretaria, mas capinamos, roçamos, fazemos corte e retirada de podações, fazemos a catação de resíduos para que não obstrua as galerias”, disse Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.  

Esta semana a Urbana está executando a limpeza na lagoa de captação da comunidade do José Sarney, no bairro Lagoa Azul, recomeçando assim mais um ciclo de limpeza preventiva.