Com o slogan “Se tem Festa, Festaço ou Festinha tem que ter Camisinha”, a Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)Aids, Sífilis e Hepatites Virais realizam ações de intensificação de prevenção às doenças e promoção à saúde, na semana do carnaval 2023  que acontece de 17 a 21,  em alguns polos da cidade. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal alerta a população para se prevenir contra o HIV/Sífilis e as doenças do verão, tomando os cuidados necessários para evitar insolação, desidratação e entre outras. Para isso, os profissionais estarão empenhados em desenvolver um trabalho de conscientização durante o carnaval.

De acordo com a secretária adjunta, Rayannes Araújo, o objetivo é sensibilizar, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos das doenças durante essa época do ano e também e também nos  de relações sexuais sem protenção. A motivação é sempre usar o preservativo. “A intenção é que com essas intervenções possamos fazer com que as pessoas curtam o carnaval de forma mais tranquila, com saúde e mais consciente”. 

A SMS Natal estará na abertura do carnaval, no Baile de Máscara no Largo do Atheneu, na quinta-feira (16), das 18h às 22h, onde a equipe de profissionais estará dando orientação sobre saúde, distribuindo material educativo e preservativos masculinos e femininos.

A intensificação segue na sexta-feira (17), das 8h às 12h, nas Praias de Ponta Negra, Redinha e Praia do Meio, onde a equipe de profissionais de saúde estará distribuindo preservativos, material educativo e um kit com boné, Squeeze (garrafa) e protetor solar, além de orientação. À noite da sexta-feira (17) a terça-feira (21), das 18h às 22h,  a equipe estará nos Polos de Ponta Negra e Redinha, dando orientação sobre saúde, distribuindo material educativo e preservativos masculinos e femininos. 

Durante o carnaval, a SMS Natal orienta a população para seguir alguns  cuidados como: tomar bastante água, suco; vestir roupas leves; usar protetor solar; comer alimentos leves e saudáveis.

Posto Médico Avançado 

Para garantir a assistência à saúde durante o carnaval, a Prefeitura do Natal vai disponibilizar nos Polos Petrópolis, Ponta Negra e Redinha, um Posto Médico Avançado (PMA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A estrutura terá um Posto Médico Avançado, composto por uma sala de estabilização com cardioversor, respirador e um monitor cardíaco, além  de atendimento pré-hospitalar móvel (ambulância). A equipe de profissionais contará com Médico, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem. 
 
O apoio do SAMU Natal atenderá desde pequenos traumas a atendimentos de urgência emergência que necessite de um suporte imediato.

De acordo com o coordenador geral do SAMU Natal, Dr. Cláudio Macêdo, a base de apoio é de grande importância para os foliões no carnaval. "O  SAMU Natal será um mediador de toda a urgência e emergência dando suporte não só no posto médico avançado no local, mas também ficando de sobreaviso para qualquer necessidade iminente como múltiplas vítimas, pacientes graves e outras ocorrências. A estrutura do SAMU terá atendimento qualificado para todo folião em Natal".