Classificado modelo no Nordeste, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, é o único que faz e segue o que preconiza a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Em 2022 o Cerest registrou 2.127 trabalhadores atendidos. O Cerest fica localizado na Avenida Deodoro da Fonseca, s/n, Petrópolis.

De acordo com a diretora do Cerest Natal, Andréa Brito,  as ações desenvolvidas pelo Cerest Regional Natal seguem o que determina a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com articulação mais próxima das unidades de saúde dando apoio matricial, suporte técnico e de educação permanente. “Por ter sido reconhecido como o único Cerest no Nordeste que segue o que a política preconiza e faz a Vigilância em Saúde do Trabalhador,  o Cerest foi classificado  como modelo no Nordeste”.

A unidade presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária qualificada.

“Desde os últimos anos, a porta de entrada do Cerest Natal aumentou a sua rotatividade, fazendo acontecer o fluxo de referência e contra-referência onde recebemos os trabalhadores adoecidos e o referenciamos para sua unidade de saúde de origem ou atendimento especializado que fizer necessário, na rede de atenção à saúde”, destacou Andréa.

A atuação do Cerest Natal como retaguarda técnica, deve compreender que a vigilância em saúde é norteadora do modelo de atenção à saúde, cujas intervenções devem ser voltadas à redução do risco de doença e de outros agravos e garantia da promoção, da proteção e da recuperação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A equipe técnica, além do atendimento do trabalhador adoecido, realiza inspeções nos ambientes de trabalho, atuando como vigilância em saúde do trabalhador e a fim de subsidiar o nexo causal do adoecimento com o trabalho. As ações de assistência especializada realizadas pelo serviço têm como um dos objetivos centrais a elucidação e o estabelecimento da relação do adoecimento com o trabalho.

O Cerest Regional de Natal dentre as suas funções, caracteriza-se como um Centro de  Referência capaz de fornecer suporte técnico às demais instituições de saúde do município onde está localizado, assim como dos demais municípios pertencentes à 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, ou seja, contempla munícipes de Macaíba, Extremoz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. No entanto, cabe também ao Cerest a realização de atendimento ambulatorial ao público adoecido pelo trabalho desenvolvido em suas atividades diárias, assim como, é de suma importância que o Cerest defina esse nexo causal entre a doença e a atividade laboral do indivíduo.

A pessoa deve procurar o Cerest nos casos em que o paciente  durante seu atendimento, faz referência explícita à possibilidade de relação de seu adoecimento com o trabalho, ou todo paciente que durante seu atendimento, pelas características de sua história clínica e ocupacional, leve o profissional de saúde a suspeitar da relação entre o trabalho e seu adoecimento.