Visando desenvolver ações de promoção e prevenção do adoecimento relacionado ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Regional Natal está lançando o “Projeto de Mãos Dadas com o Trabalhador” em parceria com diversos órgãos, universidades e estruturas da Secretaria.

De acordo com a diretora do Cerest Regional Natal, Andréa Brito, a  intenção é levar estratégias que auxiliem a definir o perfil das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); os maiores riscos e problemas enfrentados pelos servidores no desenvolvimento das atividades laborais. Além de contribuir na elaboração de intervenções que beneficiem o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Os encontros tiveram início nesta terça-feira (13), das 8h30 às 12h, na UBS Guarapes e seguem nos dias 14, na UBS Vista Verde, 20 na UBS Rosângela Lima e 21 na UBS Pedra do Sino.

A implementação do Projeto passa por três etapas iniciais: Diagnóstico, Intervenção e Matriciamento em Saúde do Trabalhador, em seguida o Cerest permanece atuando como suporte técnico para a continuidade das ações de saúde do trabalhador a serem desenvolvidas pelas equipes  de saúde de cada unidade atendida.

“A equipe do Cerest, junto ao Departamento de Atenção Básica (DAB) e os Distritos Sanitários realizam encontros com os trabalhadores da unidade, para que em um primeiro momento seja feita uma identificação da unidade, baseada em uma escuta coletiva com orientações, sugestões e trocas de experiências, além de práticas integrativas como escalda-pés, meditação, aromaterapia, entre outras ações”, destacou Andréa.

O Projeto permanecerá por um determinado tempo, de acordo com a necessidade. Em outros encontros serão realizadas palestras, capacitações, dinâmicas e estratégias que contribuam para construção de um ambiente mais saudável.