A Educação Física, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda a expressão dos estudantes através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, afetivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. É um dos componentes curriculares e uma das competências essenciais para o Ensino Fundamental. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desportos retornou às atividades do Circuito Recreativo Professora Fátima Medeiros nesta quarta-feira (26). Participaram da primeira atividade 60 estudantes do 3º ao 5º da Escola Municipal São José.

O circuito oferecido para os estudantes da rede municipal, dentro das dependências da UNI-RN é resultado da parceria entre a Prefeitura do Natal e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo fomentar o interesse das crianças pelo esporte. As escolas menos participativas nos jogos municipais são as selecionadas para participar do momento.

Segundo o chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, José Wamberg Leite, é importante ter momentos como esse para que as crianças possam ter uma iniciação nos esportes. “O principal foco do circuito é nas escolas menos participativas nos jogos municipais que são realizados em outubro. A sensação é maravilhosa, de conseguir trazer os estudantes para o ginásio, para mostrar a iniciação da prática esportiva para eles. Estamos hoje com a ginástica olímpica, com iniciação ao basquete, handebol, natação, despertando a parte esportiva educativa”.

Bastante contente com as atividades recreativas fora da unidade escolar estava o estudante do 5º ano da Escola Municipal São José, Artur Furtado Landim (10 anos), que falou sobre o momento. “O que eu mais gostei no circuito foram as aulas de natação”.

“Esse projeto é bastante gratificante. Ficamos felizes quando nossas crianças podem participar. Estamos em um espaço poliesportivo onde as crianças conseguem praticar esportes. Trazer essas crianças, dar esse lazer para elas poderem gastar essa energia, isso para nós não tem preço. É maravilhoso”, ressaltou a gestora pedagógica da Escola Municipal São José, Damiana Pereira dos Santos.

A coordenadora do Curso de Educação Física da UNI-RN, Sônia Cristina Maia, explicou os benefícios dessa parceria para a instituição. “A grande importância desse projeto é a responsabilidade social da nossa instituição. Essa parceria desperta nos nossos estudantes, nossos acadêmicos, essa responsabilidade com a sociedade, uma outra questão também muito importante, é a questão da prática dos nossos estudantes que estão exercitando a prática profissional. Esse encontro está trazendo a parte prática, do ensino, da pesquisa, que é importante para a construção desse conhecimento da área de atuação”, finalizou a coordenadora.